FAMÍLIA K: Um estudo do marketing relacional de uma rede Paraibana de academias de ginástica.

Autores

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento. Academia. Clientes.

Resumo

O marketing de relacionamento vem sendo um fator de sucesso nas organizações, pois consiste no desenvolvimento de uma relação satisfatória com os clientes na intenção de criar vínculos a longo prazo. Logo, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos gestores e dos clientes em relação ao marketing de relacionamento praticado pela academia K na cidade de João Pessoa - PB. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e a coleta de dados deu-se através de roteiros de entrevista estruturados com a participação do gestor e dos alunos. O método escolhido foi da análise de conteúdo, a partir das categorias: fidelização de clientes, cliente de maior valor, benefícios oferecidos, comunicação personalizada e de duas vias, uso de banco de dados, compreensão das necessidades dos clientes, personalização dos serviços. Como resultado, verificou-se que tanto o gestor como os alunos possuem uma percepção positiva do marketing relacional desenvolvido pela academia de ginástica pesquisada, considerando que ela está à frente neste tipo de mercado na região de atuação. Percebe-se que o estabelecimento não está acomodado com a sua posição, almejando apresentar o melhor para os seus clientes.

Biografia do Autor

Layse Kelly Costa Tavares da Silva, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Janayna Souto Leal, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), Mestra em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). 

João Batista Soares Neto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor e mestre em administração, com ênfase em marketing, pela UFPB (2017) e pela UFRN (2007), respectivamente. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2004) e Graduado em administração pela Universidade Federal da Paraíba (2002). 

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Silva, L. K. C. T. da, Leal, J. S., & Soares Neto, J. B. (2022). FAMÍLIA K: Um estudo do marketing relacional de uma rede Paraibana de academias de ginástica. Perspectivas Contemporâneas, 17(1), 1–20. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/3120

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original