Rede Social
Índice H
Qualis Capes: B1
Associação e Membro
Principais Indexadores
Principais Repositórios
Para Pesquisadores
A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado.
Os autores comprometem-se que participaram da elaboração no manuscrito ao menos por um dos critérios apresentados a seguir:
a. Participção ativa da discussão dos resultados;
b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.
DIRETRIZES PARA O AUTOR
Taxa de Processamento de Artigos (APCs)
A revista Perspectivas Contemporâneas é um periódico científico de acesso aberto que não cobra taxas para leitores ou autores. Seus custos são financiados pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia - IN2 e, assim, não aplica taxas de processamento de artigos (APCs), possuindo processos de submissão e publicação gratuitos de artigos.
Autoria dos artigos
ELABORAÇÃO DO ARTIGO
- Identificador ORCID, que pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).
- Instituição(ões) de cada autor (recomenda-se que as unidades hierárquicas sejam apresentadas em ordem decrescente, por exemplo, universidade, faculdade e departamento), precedida dos números indicativos sobrescritos.
O artigo completo deve conter título e subtítulo, com versão em inglês; Resumo, com versão em inglês; Palavras-chave, com versão em inglês; Introdução; Texto (material e método, resultados, discussões); Conclusão; Referências.
Comunicações breves são relatos a respeito de um único assunto que devem ser concisos mas completos. Uma Comunicação Breve não deve ser dividida em seções (Introdução, Metodologia etc.) e deve conter título e subtítulo, com versão em inglês; Resumo, com versão em inglês; Palavras-chave, com versão em inglês; texto que não exceda 9 páginas, excluindo as referências bibliográficas, no máximo 2 figuras ou 2 tabelas (ou uma figura e uma tabela).
A seção EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI é destinada a escritos de educação que auxiliem a pensar as dificuldades, a abrangência e a formação dos profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas. Buscamos nessa seção abrir um espaço para o diálogo e as novas perspectivas do ensino superior no Brasil. Os artigos enviados para essa seção devem conter título e subtítulo, com versão em inglês; Resumo, com versão em inglês; Palavras-chave, com versão em inglês; Introdução; Texto (material e método, resultados, discussões); Conclusão; Referências.
Os casos para ensino devem ser fatos reais baseado em trabalho de campo nas empresas mencionadas no caso.
A atualidade do caso é um relevante critério de análise da submissão, sendo que os estudos realizados com mais de 36 meses não são incentivados.
O principal objetivo dos casos para ensino é didático, e devem ser focados na:
Os casos para ensino devem ser iniciados com a descrição da situação e não devem conter citações de autores. Na descrição do Caso para Ensino, não cabem referências bibliográficas, apenas, se necessário, as referências das fontes de dados necessárias à construção do mesmo. Elas devem aparecer apenas nas Notas de Ensino, por ocasião da breve revisão de literatura e/ou quando da recomendação de leituras pertinentes à situação descrita no caso.
Posteriormente, são apresentadas as notas de ensino, que são compostas de:
Resumo do caso em português e inglês em que constem objetivo e descrição da situação real, bem como de três a cinco palavras-chave em ambas as línguas.
1. Objetivos didáticos: que temas serão trabalhados em aula em que o caso venha a ser utilizado? Em que disciplinas/temas o caso se encaixa? Nível dos alunos/participantes a quem o caso se destina (graduação? mestrado? formação executiva?).
2. Questões para discussão com as respectivas respostas.
3. Sugestão para um plano de ensino.
4. Breve revisão de literatura; caso referências sejam apresentadas no corpo desse texto, deve-se incluir o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página, se for uma citação direta. As referências completas dos autores citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
5. Discussão (ou Análise do Caso).
6. Indicações bibliográficas, caso o autor queira recomendar leituras pertinentes com a situação descrita no caso.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Perspectivas Contemporâneas o direito de primeira publicação, autorizando-a a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, com atribuição de autoria obrigatória. A revista Perspectivas Contemporâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. A revista Perspectivas Contemporâneas possui selo Diadorim AZUL, no qual estão as revistas que permitem que os repositórios armazenem cópia dos seus artigos, somente na versão pós-print (versão do artigo avaliada pela revista e corrigida pelo autor, que foi ou não publicada).