Consumir está muito chato: práticas de limpeza das compras no enfrentamento à Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3350

Palavras-chave:

Práticas de limpeza, Teorias da prática, Comportamento do consumidor, COVID-19.

Resumo

A Covid-19 e as consequentes implicações de seu enfrentamento impactaram substancialmente o comportamento do consumidor. Novos hábitos emergem desse impacto e, por conseguinte, abrem-se novas oportunidades de pesquisa. Tendo em vista o contexto apresentado, este artigo tem como objetivo explorar o uso das lentes das práticas para examinar a emergência de práticas de limpeza das compras no contexto da pandemia da entre consumidores brasileiros. Foi realizado um estudo qualitativo com uso de 34 ‘diários solicitados’ elaborados de forma digital com uso de recursos visuais, áudio e registros escritos.  Os principais resultados indicaram que a incorporação das práticas de limpeza das compras antes do seu consumo tem despertado sentimentos de carga negativa no comportamento do consumidor, tornando obrigatório o uso de produtos que já existiam no mercado, mas que não faziam parte da rotina. Apesar dos momentos de relutância de alguns informantes perante esses hábitos, todos manifestaram reconhecer a importância da prática de limpeza, externando reflexões e posicionamentos que apontam para o desejo de sua incorporação após o período pandêmico. As práticas de limpeza de compras emergentes apresentadas demonstram o notável impacto da pandemia da COVID-19 na forma como a limpeza dos produtos adquiridos se configuram entre os processos de compra e uso do comportamento do consumidor, com a possibilidade de impacto ou até mesmo perpetuação e incorporação nos hábitos após esse período de surto mundial.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro Gomes, Universidade de São Paulo

E-mail: alineribeiro@usp.br

Jose Carlos Lazaro da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Planejamento Ambiental pela Technische Universität-Berlin no Institut für Management in der Umweltplanung (Alemanha). Professor Associado da Universidade Federal do Ceará - UFC. E-mail: lazaro.ufc@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Gomes, A. R., & da Silva Filho, J. C. L. (2022). Consumir está muito chato: práticas de limpeza das compras no enfrentamento à Covid-19. Perspectivas Contemporâneas, 17(1), 1–19. https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3350

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original