“O QUE É MEU É SEU?!” PODE-SE APROXIMAR OS DEBATES ENTRE CONSUMO COLABORATIVO E INOVAÇÃO SOCIAL?

Autores

  • Helena da Gama Cerqueira Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Programa de Pós-graduação em Administração - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

inovação social, consumo, consumo colaborativo

Resumo

É bastante comum se deparar na literatura com as expressões “inovação”, “produtos inovadores”, “serviços inovadores”, “política inovadora”, e assim por diante. Nesse contexto, é possível perceber uma expansão do conceito de inovação para campos como o da economia social. Assim, emergiu o conceito de inovação social como o resultado de um conhecimento aplicado a necessidades sociais por meio da participação e da cooperação de todos os atores envolvidos, gerando soluções novas e duradouras para grupos sociais, comunidades ou para a sociedade em geral. Por outro lado, é também comum a citação do termo consumo colaborativo como algo diferente e “inovador” na sociedade de consumo atual. Sendo assim, o que parece incomodar pode ser sintetizado nas seguintes indagações: em que nível está consolidado teoricamente o conceito de consumo colaborativo? De que forma o consumo colaborativo, no estágio atual em que se encontra, pode trazer benefícios para a sociedade? A sua expansão pode, de alguma forma, desafiar o funcionamento “padrão” dos mercados? Por fim, e para sumarizar, pode-se aproximar os debates entre consumo colaborativo e inovação social? Como resultados, pode-se afirmar que, embora os dois temas não se encontrem consolidados, uma vez que há uma literatura pouco convergente, é possível caminhar para uma sinalização de que há campo para diálogo entre os dois temas. O ensaio termina com uma seção de cunho especulativo, tentando trazer sugestões para novos estudos com o intuito de convidar outros pesquisadores a continuarem o debate.

"WHAT'S MINE IS YOURS!" IS IT POSSIBLE TO BRING DISCUSSIONS BETWEEN COLLABORATIVE CONSUMPTION AND SOCIAL INNOVATION CLOSER?

ABSTRACT 

It is common to find in the literature the terms "innovation", "innovative products", "innovative services", "innovative policy", and so on. In this context, it is possible to see an expansion of the concept of innovation in fields such as social economy. Thus, the concept of social innovation emerged as the result of a knowledge applied to social needs through the participation and cooperation of all stakeholders, creating new and lasting solutions to social groups, communities or society in general. On the other hand, it is also common to quote the term collaborative consumption as something different and "innovative" in the current consumer society. Thus, what seems to bother can be summarized in the following questions: at what level is the concept of collaborative consumption consolidated theoretically? How can the collaborative consumption, at the current stage it is in, bring benefits to society? Can its expansion somehow defy the "standard" functioning of markets? And finally, to summarize,  is it possible to bring discussions between collaborative consumption and social innovation closer? As a result, it can be stated that, although the two issues are not consolidated, since there is little convergent, it is possible to move towards a signal that there is room for dialogue between the two issues. The essay ends with a section of speculative nature, which tries to bring suggestions for further studies in order to invite other researchers to continue the debate.

Biografia do Autor

Helena da Gama Cerqueira Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela PPGA PUC Minas

Marcelo de Rezende Pinto, Programa de Pós-graduação em Administração - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela UFMG. Atualmente é professor permanente do Programa de pós-graduação em Administração da PUC Minas

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Andrade, H. da G. C., & Pinto, M. de R. (2017). “O QUE É MEU É SEU?!” PODE-SE APROXIMAR OS DEBATES ENTRE CONSUMO COLABORATIVO E INOVAÇÃO SOCIAL?. Perspectivas Contemporâneas, 12(2), 191–210. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2368

Edição

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