CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: O Caso de uma Universidade do Sul de Minas

Autores

  • Nicole Cristiane Gica dos Santos Universidade Federal de Itajubá
  • Adilson da Silva Mello Universidade Federal de Itajubá
  • Vanessa Cristhina Gatto Chimendes Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • Cássia Mara Ribeiro de Paiva Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Determinismo, teoria crítica, engenharia de produção, iniciação científica, universidade.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca das visões de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contidas nos relatórios de Iniciação Científica do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá. No âmbito científico e tecnológico, entende-se que existe um conceito mais focado na técnica utilizada na obtenção dos resultados do que na aplicação social dos resultados em si, ignorando fatores externos à pesquisa. As visões de CTS podem estimular o pensamento crítico e reflexivo nos estudantes, considerando a importância do papel dos engenheiros em atuação. Por meio da análise de conteúdo, sob o método dedutivo, de natureza básica e abordagem qualitativa, buscou-se classificar os relatórios de acordo com sua respectiva característica. Os resultados corroboram a ideia de utilização da técnica em detrimento de outras habilidades, mas é possível verificar que há certo movimento que busca mudanças nesse tipo de pensamento e sugere alterações nas estruturas de governo, nas universidades, nas empresas e na sociedade como um todo.

 

SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY AT SCIENTIFIC INITIATION: The Case of a University from Southern Minas

ABSTRACT

This article proposes a reflection about the visions of Science, Technology and Society (STS) contained in the Scientific Initiation reports of Itajubá Federal University Production Engineering course.  In the scientific and technological scope, it is understood that there is a more focused concept on the technique used to achieve results rather than on the social application of the results themselves, ignoring external factors to the research. The STS visions may stimulate the critical and reflexive thinking on students, considering the importance of the current engineers’ role. Through content analysis, each report was classified according to their respective characteristic. The results confirm the idea of using the technique above other abilities, but there has been a movement that seeks changes in this kind of thinking and suggests modification on the structures of the government, the private and public sector, and on the society as a whole.

Biografia do Autor

Nicole Cristiane Gica dos Santos, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Gestão Empresarial com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (2012), especialização em Gestão e Planejamento Estratégico pelo Centro Universitário Internacional (2013) e metrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (em andamento). Sua principal publicação é Visão de Ciência, Tecnologia e Sociedade no curso de Engenharia de Produção da Unifei. In: IV Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2014, Itajubá. Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Itajubá, 2014

Adilson da Silva Mello, Universidade Federal de Itajubá

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Itajubá e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Possui graduação em Filosofia, mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Áreas de interesse: Tecnologias e Sociedade; Trabalho; Cultura e Desenvolvimento. Coordenador do GEPE de Ciências Sociais e Desenvolvimento do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá. Sua principal publicação foi Entre doces, palhas e fibras: Experiências populares de geração de renda em cidades de pequeno porte no Sul de Minas Gerais. Estudos de Sociologia (Recife), v. 01, p. 10-21, 2014

Vanessa Cristhina Gatto Chimendes, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Toledo (1996), especialização em Gestão da Produção na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Guaratinguetá (2000), especialização em Administração Financeira e Auditoria na Universidade de Taubaté (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2007), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Guaratinguetá, com especialidade em economia da tecnologia. Sua principal publicação é Setor de serviços: Áreas a serem exploradas para o desenvolvimento de pesquisas. In: Relação de Trabalho no contexto de Engenharia de Produção, 2005, Bauru. Relações de Trabalho no Contexto da Engenharia da Produção. Bauru: UNESP - Faculdade de Engenharia - Departamento de Engenharia de Produção, 2005.

Cássia Mara Ribeiro de Paiva, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Machadense de Ensino Superior (2009), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Brasil (2011), mestrado em Desenvolvimento, tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (em andamento). Atualmente é assistente em administração na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.  Sua principal publicação é Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de Engenheiros Agrônomos do IFSULDEMINAS. In: IV Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, 2014, Itajubá. IV SIDTecS - IV Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, 2014.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Gica dos Santos, N. C., Mello, A. da S., Chimendes, V. C. G., & Paiva, C. M. R. de. (2017). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: O Caso de uma Universidade do Sul de Minas. Perspectivas Contemporâneas, 12(3), 17–32. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2355

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