RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DA ISO 26000: Uma Análise das Pequenas Empresas do Comércio Varejista de Mossoró/RN

Autores

  • Águida Jessica de Freitas Dantas Universidade Federal Rural do Semiárido - Ufersa
  • Elisabete Stradiotto Siqueira Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Fábio Chaves Nobre Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Lilian Caporlingua Giesta Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Valéria Rueda Elias Spers Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, ISO 26000, Pequenas Empresas, Comércio Varejista.

Resumo

Com a publicação da ISO 26000 e das suas diretrizes de cunho social e ecológico, as organizações têm encontrado uma orientação para aplicação da responsabilidade social corporativa. Entretanto, ainda é pouco comum que as empresas de pequeno porte desenvolvam tais práticas, visto que fatores como falta de conhecimento da norma e muitas vezes de recursos servem de motivação para a não aplicação da mesma. Neste contexto este trabalho teve como objetivo identificar como as questões socioambientais são tratadas pelas pequenas empresas do comercio varejista de Mossoró/RN, sob a ótica da ISO 26000. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, o questionário foi elaborado baseado na escala de Likert, no qual se atribuiu grau de importância de 0 a 10 para as alternativas. O questionário foi aplicado em 109 pequenas empresas do comercio varejista de Mossoró/RN. Os dados sugerem que o retorno financeiro ainda é a prioridade das empresas. Nas pequenas empresas a ISO 26000 não é aplicada mais pela ausência de conhecimento sobre a mesma e a falta de incentivo por parte dos gestores das empresas do que limitação de recursos financeiros.

SOCIAL RESPONSIBILITY FROM THE PERSPECTIVE OF ISO 26000: An Analysis of Small Business of Retail Trade Mossoro/RN

ABSTRACT

With the publication of ISO 26000 and its socially and ecologically oriented directives, organizations have found guidance for applying the Corporate Social Responsibility (CSR). However, it is still unusual for small businesses to develop such practices, since factors such as lack of standard knowledge, and often lack of resources, serve as motivations for not applying CSR. In this context, this paper aims to identify how environmental issues are dealt with by small businesses in the retail trade of Mossoro/RN, from the perspective of ISO 26000. This study consists of a quantitative survey, the questionnaire was designed based on the Likert scale, in which a degree of importance of 0-10 is attributed for alternatives. The questionnaire was administered to 109 small businesses in the retail trade of Mossoro/RN. Data suggest that the financial return is still the priority of companies. In small companies, reasons for not applying ISO 26000 are more related to the lack of knowledge about it and the lack of incentive from companies’ managers than to limited financial resources.

Biografia do Autor

Elisabete Stradiotto Siqueira, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais - DACS

Fábio Chaves Nobre, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais - DACS

Lilian Caporlingua Giesta, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais - DACS

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Publicado

2016-08-29

Como Citar

Dantas, Águida J. de F., Siqueira, E. S., Nobre, F. C., Giesta, L. C., & Spers, V. R. E. (2016). RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DA ISO 26000: Uma Análise das Pequenas Empresas do Comércio Varejista de Mossoró/RN. Perspectivas Contemporâneas, 11(2), 126–148. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2026

Edição

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