Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo do artigo atende ao TEMPLATE com a formatação padrão da Revista Perspectivas Contemporâneas.
  • A DECLARAÇÃO DE AUTORIA será enviada juntamente com o artigo, em arquivo separado.
  • O artigo será enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.
  • A formatação do artigo foi realizada conforme descrito em diretrizes para o autor, encontradas na seção "Sobre" a revista.
  • Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativos.
  • Os autores asseguram que preencherão corretamente o formulário eletrônico da revista no momento da submissão de seus trabalhos. Portanto, o responsável por submeter o artigo deve incluir os dados de cada autor (inclusive orientador e/ou co-orientador), clicando no ícone "incluir autor". Informamos que em artigos com co-autoria (mais de um autor), caso os mesmos não sejam registrados no momento da submissão do artigo, não irão aparecer nos metadados e mecanismos de buscas dos respositórios e indexadores da revista (sumário) no momento da publicação.
  • Os autores asseguram que acompanharão o trâmite do artigo pelo endereço eletrônico da revista. O artigo será avaliado pelo corpo editorial da revista e submetido para avaliação a dois revisores. Os trabalhos serão publicados na ordem de aceitação pela revista e não de seu recebimento.

Diretrizes para Autores

TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS (APCS)

A revista Perspectivas Contemporâneas é um periódico científico de acesso aberto que não cobra taxas para leitores ou autores. Seus custos são financiados pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia - IN2 e, assim, não aplica taxas de processamento de artigos (APCs), possuindo processos de submissão e publicação gratuitos de artigos.

 

PRAZOS MÉDIOS DE AVALIAÇÃO E DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

  • O prazo médio de realização do desk review do artigo pela Equipe Editorial é de 30 dias;
  • O prazo médio de avaliação dos artigos pelos pareceristas (double blind peer review) é de 120 dias;
  • O prazo médio para publicação do artigo é de 30 dias, após a sua aprovação.

Somente quando os prazos acima tiverem sido ultrapassados serão respondidos os e-mails de consulta sobre o andamento da avaliação.

 

AUTORIA DO ARTIGO

Juntamente com a submissão do artigo, os autores deverão enviar a  DECLARAÇÃO DE AUTORIA, em arquivo separado.

 DECLARAÇÃO DE AUTORIA

DECLARATION OF AUTHORSHIP

 

ELABORAÇÃO DO ARTIGO

O arquivo do artigo deve ser submetido utilizando-se o TEMPLATE com a formatação padrão da Revista Perspectivas Contemporâneas.

TEMPLATE  em português

TEMPLATE em inglês

 

FORMATAÇÃO

 O artigo deve conter a seguinte formatação:

Formato do arquivo: 

O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

Página:

Deve ser elaborado em folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm.

Fonte:

A fonte deve ser Arial tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm em todo o trabalho, exceto:  resumo e palavras-chave  que devem aparecer com fonte tamanho 9 e espaço entre linhas simples e legendas, que devem ser inseridas com fonte tamanho 10 e espaço entre linhas simples. As palavras em latim e em inglês (exceto o abstract) devem estar escritas em itálico.

Numeração das páginas:

A numeração das páginas deve figurar no canto inferior direito, iniciando pela página de título. O trabalho deve conter no máximo 30 páginas.

 

DADOS DOS AUTORES

Nome dos autores:

O nome(s) do autor (es) deve vir acompanhado de um breve currículo que o(s) qualifique na área do conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postais e eletrônicos, devem aparecer somente no cadastro do autor.

 No que se refere à quantidade de autores por artigo, será permitida a submissão de trabalhos com até no máximo 5 (cinco) autores.

 Não devem conter informações sobre os autores no trabalho a ser submetido. 

Identificador ORCID:

O ORCID pode ser obtido no registro ORCID. O autor deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

Instituição(ões) de cada autor:

Recomenda-se que as unidades hierárquicas sejam apresentadas em ordem decrescente, por exemplo, universidade, faculdade e departamento, precedida dos números indicativos sobrescritos.

 

APRESENTAÇÃO

 Deve abranger os seguintes tópicos:

Título:

Título deve ser  curto e informativo sem conter abreviações, escrito com inicial maiúscula e fontes negritadas.

Resumo (e abstract):

O resumo deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Sua extensão deve ser de 100 a 250 palavras, ser escrito em parágrafo único com espaço entre linhas simples (NBR 6028).

Palavras-chave (e keywords): 

Devem haver de três a cinco palavras que expressem claramente o conteúdo do artigo. Devem ser precedidas do termo: Palavras-chave.

 

TEXTO

Deve obedecer aos critérios de cada categoria, de acordo com as instruções disponíveis em foco e escopo.

Idioma:

 Serão aceitos artigos escritos em português, espanhol ou inglês americano.

 Títulos e subtítulos:

 Os títulos das seções devem estar escritos em letra maiúscula, enquanto os subtítulos devem conter apenas as letras iniciais maiúsculas. Os títulos das seções devem estar separados do texto anterior pelo espaço de uma linha.

Tabelas e Quadros:

As tabelas e quadros devem ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve figurar acima da tabela e/ou quadro e ser precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Deve haver o espaço de uma linha entre o texto e a tabela e/ou quadro. As legendas devem aparecer abaixo da tabela e/ou quadro, com fonte tamanho 10 e espaço entre linhas simples. As tabelas devem ser compreensíveis e auto-explicativas. As abreviações devem ser definidas nas legendas.

Ilustrações e fotos: 

As ilustrações e fotos devem ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve estar localizado abaixo das figuras, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Deve haver o espaço de uma linha entre o texto e a figura. Defina todas as abreviações e símbolos usados na figura, mesmo se eles estiverem definidos no texto.

As ilustrações e fotos devem ser coladas no texto com resolução de boa qualidade, e também enviadas em arquivos separados, em formato .jpg.

Citações:

Todas as referências devem estar citadas no texto.  O sistema adotado pela revista é o sistema autor-data, feita pela indicação do sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido (s) da data de publicação do documento e da(s) páginas da citação, no caso de citação direta, separado por vírgulas e entre parênteses. 

Exemplo I: Para Gramsci (1978), uma concepção de mundo....

Exemplo II: Tratar os fatos sociais como “coisa” é uma postura intelectual que visa a neutralidade do saber científico. (DURKHEIM, 1992)

Exemplo III: Atualmente 65% das indústrias de mineração visam à exportação e a competitividade internacional. (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA, 1993).

 Notas:

NÃO devem conter notas de rodapé no artigo. As notas explicativas devem ser feitas em algarismos arábicos e poderão ser enumeradas ao final do artigo.

Abreviações:

Abreviações, Chaves de identificação, Símbolos e Unidades:  Definir todas as abreviações nas legendas das figuras, tabelas e quadros. O título e o resumo não devem conter abreviações. No texto as abreviações devem ser utilizadas apenas após terem sido citadas por extenso.

Agradecimentos: 

Os agradecimentos devem ser breves e relacionados à assistência técnica, opiniões, bem como ao apoio financeiro para a pesquisa e bolsas de estudo.

 

REFERÊNCIAS

As referências bibliográficas devem ser digitadas em ordem alfabética após a seção de agradecimentos, reunidas no final do trabalho. As chamadas no texto devem obedecer à forma adotada na referência, conforme a NBR 6023.

Exemplos:

Artigo de Periódico:

BALESTRIN, A.; VARGAS, L.M.; FAYARD, P. C. Criação de conhecimento nas redes de cooperação interorganizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 52-64, jul./set. 2005.

Livro:

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

Capítulo de livro com autoria própria:

BARBIERI, J. C.; ÁLVARES, A. C. Inovações nas organizações empresariais. In: BARBIERI, J. C. (Org.). Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 41-63.

Trabalho apresentado em evento:

RAMOS, H. D.; CHAGAS, S. R. R. Análise de viabilidade de escola-hotel para a cidade de Arapongas. In: ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR, 3., 2000, Londrina. Anais... Londrina: UNOPAR, 2000. p. 15

Tese:

CARDOSO JUNIOR, W. F. A inteligência competitiva aplicada nas organizações do conhecimento como modelo de inteligência empresarial para implementação e gestão de novos negócios. 2003. 209f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

Documento em meio eletrônico:

BISPO, Patrícia. Liderar na era do conhecimento. Disponível em: Acesso em: 06 out. 2004.

Artigo ou livro ainda não publicado:

Ao citar um artigo ou livro aceito para publicação mas ainda não publicado, inclua todos os dados necessários e ao final da referência escreva entre parênteses, o termo: no prelo.

Comunicações informais (Informação verbal):

Mencionar em nota os dados disponíveis, e indicar entre parênteses, a expressão: informação verbal.

Imagem em movimento:

Inclui filmes, videocassetes, DVD, entre outros. Devem aparecer os seguintes elementos: título, diretor, local, produtor, data e especificação do suporte em unidades físicas.

Exemplos:

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1988. 1 videocassete.

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Ciermont-Tonerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marília Pêra; Vinicius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S.I]: Le Studio Canal; Riofilmes; MACT Production, 1998. 1 bobina cinematográfica (106 minutos), son., color., 35mm.

Documento Iconográfico:

Inclui pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, dispositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartazes, entre outros. Devem aparecer os seguintes elementos: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação [Sem título], entre colchetes), data e especificação do suporte.

Exemplos:

KOBAYASHI, K. Doença dos Xavantes, 1980, 1 fotografia.

FRAIPONT, E. Amílcar II. O Estado de São Paulo. São Paulo, 30 nov. 1998, Caderno 2, Visuais, p. D2. 1 fotografia, p&b. Foto apresentada no Projeto ABRA/Coca-cola.

MATTOS, M.D. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, óleo sobre tela, 40 X 50cm. Coleção particular.

Caso o documento iconográfico estiver disponível em meio eletrônico:

VASO. TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 51 Kb. Formato JPEG. 1 disquete.

VASO. TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 51 Kb. Disponível em: , acessado em: 28 out.1999.

 

 SEÇÕES ACEITAS PELA REVISTA PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Artigo Completo ou Artigo Original

O artigo completo deve conter Tí­tulo e Subtí­tulo, Resumo e Palavras-chave, com versão em português e inglês; Introdução; Método; Resultados e Discussão; Considerações Finais (com conclusão); Referências Bibliográficas

Artigo Breve

Comunicações breves são relatos a respeito de um único assunto que devem ser concisos mas completos. Uma Comunicação Breve não deve ser dividida em seções (Introdução, Método, etc.) e deve conter Tí­tulo e Subtí­tulo, Resumo e Palavras-chave, com versão em português e inglês; texto que não exceda 9 páginas, excluindo as Referências Bibliográficas, no máximo 2 figuras ou 2 tabelas.

Educação no século XXI

A seção Educação no Século XXI é destinada a escritos de educação que auxiliem a pensar as dificuldades, a abrangência e a formação dos profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas. Buscamos nessa seção abrir um espaço para o diálogo e as novas perspectivas do ensino superior no Brasil. Os artigos enviados para essa seção devem conter Tí­tulo e Subtí­tulo, Resumo e Palavras-chave, com versão em português e inglês; Introdução; Método; Resultados e Discussão; Considerações Finais (com conclusão); Referências Bibliográficas.

Caso para Ensino

Os casos para ensino devem ser fatos reais baseado em trabalho de campo nas empresas mencionadas no caso. A atualidade do caso é um relevante critério de análise da submissão, sendo que os estudos realizados com mais de 36 meses não são incentivados. O principal objetivo dos casos para ensino é didático, e devem ser focados em:

  • Apresentação da natureza da situação organizacional em questão.
  • Descrição dos fatos que consolidam tal situação empresarial.
  • Apresentação sintética dos objetivos didáticos do caso.
  • Descrição sumária da forma de obtenção dos dados que compõem o caso.
  • Indicação do público que faria melhor uso do caso.

Os casos para ensino devem ser iniciados com a descrição da situação e não devem conter citações de autores. Na descrição do Caso para Ensino, não cabem referências bibliográficas, apenas, se necessário, as referências das fontes de dados necessárias à construção do mesmo. Elas devem aparecer apenas nas Notas de Ensino, por ocasião da breve revisão de literatura e/ou quando da recomendação de leituras pertinentes à situação descrita no caso.

Posteriormente, são apresentadas as notas de ensino, que são compostas de:

  • Tí­tulo e Subtí­tulo, Resumo e Palavras-chave, com versão em português e inglês; 
  • Objetivos didáticos: que temas serão trabalhados em aula em que o caso venha a ser utilizado? Em que disciplinas/temas o caso se encaixa? Nível dos alunos/participantes a quem o caso se destina (graduação? mestrado? formação executiva?).
  • Questões para discussão com as respectivas respostas.
  • Sugestão para um plano de ensino.
  • Breve revisão de literatura.
  • Discussão (ou Análise do Caso).
  • Indicações Bibliográficas, caso o autor queira recomendar leituras pertinentes com a situação descrita no caso.

Política de Privacidade

Os nomes e os e-mails submetidos para esta revista, serão utilizados exclusivamente para os fins de publicação.