A tomada de decisão suportada por conceitos de logística reversa no canal de pós-consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3552

Palavras-chave:

Ética, Fluxo de informação, Indústria farmacêutica, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Sistemas reversos de logística

Resumo

Nesse artigo foram abordados vários temas evidenciando a relevância da informação em decisões organizacionais. Identificada lacuna informacional nas atividades reversas da logística e decisões relacionadas ao retorno de produtos ao seu ponto de origem, esse estudo averiguou quais informações geradas no canal de pós-consumo indústrias farmacêuticas localizadas no estado do Paraná consideram relevantes na tomada de decisão. A pesquisa assumiu uma característica qualitativa em relação aos propósitos metodológicos, fator que possibilitou interpretar os dados obtidos. Quanto aos métodos investigativos, adotou-se o estudo de caso, abrangendo duas empresas que aceitaram participar, identificadas como empresa A (do interior do Paraná) e a empresa B (da capital). Para coleta de dados foi aplicado um questionário por e-mail, utilizando como base a plataforma Google Forms®, a qual propiciou extração e tratamento dos dados, utilizando como técnica a análise de conteúdo. Como recurso tecnológico foi utilizado o software ATLAS.TI®, bem como o software Excel® para tabulação e interpretação dos dados. Como conclusão verificou-se  que as  decisões envolvendo informações relacionadas ao fluxo reverso de medicamentos localizados no pós-consumo em indústrias farmacêuticas paranaenses que participaram da pesquisa são suportadas por mecanismos distintos, entre eles estão os sistemas de informação, responsáveis por processar os dados relacionados  com as legislações vigentes, e os custos de cada processo reverso da logística, em que ao final o decisor agrega a ética como um direcionador em sua tomada de decisão.

Biografia do Autor

Arnaldo Luis Darg Moreira Moreira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Cidade Verde (2019), graduado em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016) e Técnico em Segurança do Trabalho pelo CE Dr. Décio Dossi (2008). Professor conteudista da Faculdade Educacional Araucária (FACEAR) instituição, em que obtive experiência com ambiente virtual e cursos EAD, com ênfase em Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas, Processos Gerenciais, Gestão da Produção e Segurança do trabalho.

E-mail: arnaldodarg@outlook.com

Professor Edelvino Razzolini Filho, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor Acadêmico interino e Coordenador de cursos em Educação à Distância no Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná - UniEnsino (Bacharelado em Administração - CST em Gestão de Recursos Humanos - CST em Processos Gerenciais) membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE dos três Cursos. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Gestão de Riscos e Desastres, da UniEnsino. Professor Associado (aposentado) na Universidade Federal do Paraná e Pesquisador no Departamento de Ciência e Gestão da Informação - DECIGI, e professor do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGGI-UFPR.

E-mail: razzolini@razzolini.adm.br

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

Moreira, A. L. D. M., & Razzolini Filho, E. . (2023). A tomada de decisão suportada por conceitos de logística reversa no canal de pós-consumo. Perspectivas Contemporâneas, 18(1), 1–25. https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3552

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original