CONFIANÇA NA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Antonio Bittencourt Marconatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Confiança, Teoria dos custos de transação (TCT), Redes sociais.

Resumo

Os estudos organizacionais envolvem várias abordagens teóricas que tentam explicar os fenômenos sociais. Duas destas abordagens historicamente apresentam algumas similaridades e contradições: a teoria dos custos de transação (TCT) e a abordagem das redes sociais. No âmbito dos estudos organizacionais, tanto a teoria dos custos de transação quanto a abordagem das redes sociais possuem aspectos importantes quando tratam do assunto confiança, que a priori desempenha papéis diferentes em cada uma destas abordagens. Neste contexto, o presente artigo procurou identificar as similaridades e contradições ligadas ao conceito de confiança na teoria dos custos de transação e nos estudos de redes sociais. Os trabalhos de Williamson (1979, 1983, 1985, 1996) foram analisados como as principais contribuições da teoria dos custos de transação. Enquanto os trabalhos de Granovetter (1984, 1985, 1992), em sua perspectiva sociológica econômica, foram considerados como o núcleo da abordagem das redes sociais. A análise dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Williamson e Granovetter permitiu estabelecer algumas relações importantes no que tange o conceito de confiança; sendo possível identifica três similaridades e três contradições. Por fim, as considerações finais trazem as limitações do estudo e indicação de estudos futuros.

Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) na área de organizações. Atualmente esta fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Tecnologia e Inovação. É também professor da Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Tem mais de cinqüenta artigos publicados em periódicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações.

Diego Antonio Bittencourt Marconatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração: habilitação em comércio exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é estudante de doutorado PPGA-UFRGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em docência de administração pela Faculdades Metodista de Santa Maria (Administração De Materiais e Recursos Patrimoniais, Sistemas de Logística e Sistemática de Comércio Exterior I) e em Gestão de Compras e Logística pela Coca-Cola-Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Ladeira, W. J., & Marconatto, D. A. B. (2012). CONFIANÇA NA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS. Perspectivas Contemporâneas, 6(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/974

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original