CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA HOTELEIRA

Autores

  • Kelly Duduche UNIOESTE
  • Adilson Dias da Costa UNIOESTE
  • Amarildo Jorge da Silva UNIOESTE
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UNIOESTE
  • Juliano Lourenço de Góis UNIOESTE

Palavras-chave:

Custeio Baseado em Atividades, Tomada de decisão, Hotelaria.

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever as atividades do Hotel Delta e indicar a implantação do sistema de custeio baseado em atividades. Visa ainda como teste piloto calcular o custo da prestação de serviços do Hotel à luz do Método ABC. O artigo de tem caráter exploratório, descritivo e se configura como um estudo de caso, o qual faz uso das abordagens qualitativa e quantitativa. Como resultado a proposta de implantação do ABC demonstra aos administradores, do hotel objeto de estudo, uma análise da composição do custo de suas diárias, da apropriação dos recursos para as atividades primeiramente, e segundo estágio, a utilização de direcionadores adequados para formar os custos de determinadas atividades e os custos por departamentos. O ABC proporcionou informações sobre os custos das atividades do hotel e forneceu também parâmetros para tomada de decisões estratégicas sobre os custos dos serviços prestados.

Biografia do Autor

Kelly Duduche, UNIOESTE

Graduada em Ciências Contábeis

Adilson Dias da Costa, UNIOESTE

Academico do curso de Administração

Amarildo Jorge da Silva, UNIOESTE

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1989). Especialista em Administração Financeira pelo IMBRAPE/FACISA (1990). Concluiu o mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e o doutorado também em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Estratégia, Poder e Cultura Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, aprendizagem, gestão, movimento ambientalista e sociedade global.

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UNIOESTE

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.

Juliano Lourenço de Góis, UNIOESTE

Graduada em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Duduche, K., Costa, A. D. da, Silva, A. J. da, Igarashi, D. C. C., & Góis, J. L. de. (2012). CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA HOTELEIRA. Perspectivas Contemporâneas, 6(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/961

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original