PLATAFORMAS LOGÍSTICAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS: ENTRAVES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Claudia Tania Picinin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Luiz Kovaleski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruno Pedroso Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Plataformas logísticas, Intermodalidade, Logística.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar considerações sobre as plataformas logísticas nacionais em relação às plataformas logísticas internacionais. As plataformas logísticas possuem a finalidade de agregar valor e efetuar rápido despacho de mercadorias. Nacionalmente, possui instaladas 60 unidades de plataformas logísticas, sendo que, uma legislação rigorosa impede ou regula o setor, inviabilizando que este cenário seja ampliado significativamente. Na Europa, no caso das plataformas logísticas, a evolução logística ocorreu principalmente a dois fatores: empresa e território, sendo que, a logística representa 12% dos custos de um produto. Esses custos podem ser consideravelmente reduzidos com uma produção eficiente, além de ganhos de produtividade.

Biografia do Autor

Claudia Tania Picinin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Administração pela Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel, especialista em Gestão Industrial; Gestão de Negócios e Logística, ambas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR. Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa de Ensino Superior do CNPq, nível 1A.

João Luiz Kovaleski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Industrial Eletrônica, com mestrado em Ciências com ênfase em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), formado em Tecnologia em Automação Industrial, com doutorado em Instrumentação Industrial pela Université Joseph Fourier, Grenoble – França. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor do curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT-FACIC).

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Picinin, C. T., Kovaleski, J. L., & Pedroso, B. (2012). PLATAFORMAS LOGÍSTICAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS: ENTRAVES E PERSPECTIVAS. Perspectivas Contemporâneas, 7(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/949

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original