A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS CERÂMICAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL

Autores

  • Graziela Dias Alperstedt UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Mário Cesar Barreto Moraes UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nicole Spohr UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fabíola Maciel Sarubbi FGV - Fundação Getúlio Vargas

Palavras-chave:

Processo de Internacionalização, Teoria Institucional, Indústria Cerâmica. Internationalization process, Institutional Theory, Ceramics Industry.

Resumo

O Brasil é hoje, um dos grandes “players” mundiais de revestimentos cerâmicos. Santa Catarina tem reconhecimento como pólo internacional nesta produção e concentra as maiores empresas exportadoras brasileiras. Tendo em vista a importância das empresas cerâmicas catarinenses no mercado internacional, o presente artigo busca analisar o processo de internacionalização das empresas Portobello, Cecrisa e Eliane, a partir da ótica institucional. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida à luz das teorias de internacionalização e da teoria institucional. Os dados coletados a partir de entrevistas semi-estrutradas com os gestores das organizações foram analisados de modo descritivo e interpretativo, culminando na identificação de fases significativas aos processos de internacionalização das organizações em estudo. As semelhanças no processo de internacionalização dessas empresas e dos mercados onde elas atuam denotam que os esquemas interpretativos de seus dirigentes, apesar de específicos para cada empresa, são orientados pelo mesmo contexto ambiental de referência, sendo explicado, dessa forma, pela Teoria Institucional. Assim, ampliando a análise para o nível setorial se verifica a existência de um provável sistema de interpretação compartilhado por essas organizações levando-as a um isomorfismo, reforçando e reforçado por um padrão institucionalizado de cognição.

THE INTERNACIONALIZATION OF BRAZILIAN CERAMICS COMPANIES: AN INSTITUTIONAL ANALYSIS

 

ABSTRACT

Nowadays Brazil is one of the major ceramics players in the world. Santa Catarina is internationally recognized in this sector and its production concentrates the largest brazilian exporters. Given the importance of ceramic companies in Santa Catarina in the international market, this article analyses the process of internationalization of Portobello, Cecrisa and Eliane from the institutional perspective. The qualitative research was developed based on internationalization and institutional theory. The data collected from semi-structured interviews with managers of the organizations. The analysis was made by descriptive and interpretive way, culminating in the identification of significant phases for the process of internationalization of organizations in the study. The similarities in the internationalization process of these companies and markets where they operate denote that the interpretive schemes of their leaders, although specific to each company, are guided by the same environmental context of reference and is explained thus by Institutional Theory. Thus, extending the analysis to the sector level there is a probable existence of a interpretation shared system by these organizations leading them to an isomorphism, reinforcing and reinforced by an institutionalized pattern of cognition.

Biografia do Autor

Graziela Dias Alperstedt, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – (2000). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professora do Departamento de Administração Empresarial e do Mestrado Profissional em Administração da ESAG/UDESC.

Mário Cesar Barreto Moraes, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – (2001). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Departamento de Administração Empresarial e do Mestrado Profissional em Administração da ESAG/UDESC.

Nicole Spohr, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2008), Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Fabíola Maciel Sarubbi, FGV - Fundação Getúlio Vargas

Mestranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP, Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Bolsista de Mestrado do CNPQ.

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Publicado

2010-11-18

Como Citar

Alperstedt, G. D., Moraes, M. C. B., Spohr, N., & Sarubbi, F. M. (2010). A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS CERÂMICAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL. Perspectivas Contemporâneas. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/906