AS ABORDAGENS DA LITERATURA NACIONAL QUANTO AO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO EM TURISMO E OS EFEITOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NESTE CANAL

Autores

  • Elisete Santos da Silva Zagheni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Monica Maria Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Turismo, Canal de Distribuição, Tecnologia da Informação.

Resumo

A evolução tecnológica tem possibilitado que um mesmo serviço seja entregue por meio de múltiplos canais de atendimento. Assim, tal evolução tem afetado de forma significativa a composição dos canais de distribuição no turismo. O presente estudo, parte introdutória de uma tese de doutorado em desenvolvimento, propõe-se a apresentar uma revisão bibliográfica sobre canais de distribuição em turismo. Considerando-se o objetivo proposto, o procedimento metodológico adotado foi interpretado como uma pesquisa exploratória. Foram analisados 24 trabalhos científicos, com o intuito de apresentar como está estruturada a pesquisa em âmbito nacional. No Brasil, há uma carência de trabalhos sobre canais de distribuição no turismo, bem como sobre o gerenciamento destes canais. O que se pode concluir é que número de trabalhos quanto aos meios de hospedagem e agências de viagens são os mais expressivos. Embora os canais voltados especificamente para a Tecnologia da Informação tenham tido representatividade menor, verificou-se que os processos atuais de atendimento e comercialização do produto turístico estão, na sua maioria, ligados a ferramentas de Tecnologia da Informação. Verificou-se também uma carência de pesquisas com foco em outros elementos deste canal, bem como, pesquisas que relacionem estes elementos a partir de uma abordagem de cadeia.

Palavras-chave: Turismo; Canal de Distribuição; Tecnologia da Informação; Revisão Bibliográfica.

Biografia do Autor

Elisete Santos da Silva Zagheni, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Administração – UFSC (2004). Especialista em Logística Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2002). Graduada em Administração – UNIVALI (1999). Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Monica Maria Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2003). Mestre em DEA en Logistique et Organisation - Université Aix-Marseille II (2000). Mestre em Engenharia de Produção – UFSC (1996). Graduada em Engenharia Civil – UFC (1990). Docente do Departamento de Engenharia de Produção - UFSC.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Zagheni, E. S. da S., & Luna, M. M. M. (2012). AS ABORDAGENS DA LITERATURA NACIONAL QUANTO AO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO EM TURISMO E OS EFEITOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NESTE CANAL. Perspectivas Contemporâneas, 7(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/829

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original