UM ESTUDO DO IMPACTO FINANCEIRO DO BALANÇO SOCIAL EM EMPRESAS DO SETOR DE ELETRICIDADE

Autores

  • Nilton Rogério Marcondes UNINOVE
  • Iara Santos Parisotto FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Maria Tereza Saraiva Souza UNINOVE

Palavras-chave:

Balanço Social. Resultado Econômico Financeiro.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é verificar qual a relação existente entre a divulgação do Balanço Social e o resultado econômico-financeiro das empresas do setor de eletricidade. O setor foi escolhido por ser o que mais apresenta empresas no ranking de sociedades anônimas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas - IBRE/FGV. Esse estudo é de natureza descritiva, e tanto na pesquisa quanto na coleta dos dados utilizou-se o procedimento documental. Os dados dessa pesquisa foram coletados das informações constantes nos balanços sociais e relatórios de administração das empresas pesquisadas. Os resultados apontam para uma maior importância dos indicadores Sociais Externos e Internos, pois são os que recebem maior volume de investimento. Nas empresas estudadas, verificou-se que o crescimento dos Indicadores Sociais Internos e Externos foi também acompanhado pelas variáveis econômico-financeiras: ROL - Receita Operacional Líquida, Lucro Líquido e Ebtida.

Biografia do Autor

Nilton Rogério Marcondes, UNINOVE

Possui mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), pós-graduação em contabilidade e finanças pelo Instituto de Ensino de Santo André, graduação em Ciencias Contabeis pelo Instituto de Ensino Santo Andre (1993) e atualmente é professor titular da UNINOVE, professor da Universidade Santa Cecilia (Graduação e Pós-Graduação), professor convidado para Pós-Graduação da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.

Iara Santos Parisotto, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutoranda pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Uninove - PMDA , Linha de Pesquisa: Gestão Ambiental e Social.  Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H Departamento de Contabilidade - FURB.

Bolsista de formação Docente do Edital No 05/2008 PROPEX/FURB.

 

Maria Tereza Saraiva Souza, UNINOVE

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Desde 2003 é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Nove de Julho onde ministra as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental, desenvolve pesquisa, orienta dissertação de mestrado e tese de doutorado vinculados ao projeto de pesquisa na área de Gestão Ambiental. É lider do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Ambiental do CNPq e coordena o projeto Gestão Ambiental, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Indicadores de Sustentabilidade, Ecoeficiência, Responsabilidade Social, Sistema de Gestão Ambiental, Inventário e Neutralização de Carbono, Produção Mais Limpa, entre outros

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Marcondes, N. R., Parisotto, I. S., & Souza, M. T. S. (2011). UM ESTUDO DO IMPACTO FINANCEIRO DO BALANÇO SOCIAL EM EMPRESAS DO SETOR DE ELETRICIDADE. Perspectivas Contemporâneas, 6(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/752

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original