AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA TUTORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL PARA IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS A COMPOREM UM MODELO DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Suelen Haidar Ronchi UFSC
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC
  • Leonardo Ensslin UFSC
  • Sérgio Murilo Petri UFSC

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Tutoria, Tutor, Avaliação de Desempenho, Produção Científica Internacional.

Resumo

Ensino a Distância (EaD) é, nesta pesquisa, entendido como uma modalidade de ensino em que a construção do conhecimento é intermediada pelo uso da tecnologia. Nessa modalidade de ensino, destaca-se a figura do tutor que é o responsável pela mediação no debate entre professores e alunos. Ao considerar que um dos critérios para a qualidade do EaD é o desempenho da tutoria, este estudo objetiva identificar que variáveis, observadas na literatura internacional, devem ser consideradas na construção de um modelo para avaliar o desempenho da tutoria do EaD. Esta pesquisa de natureza exploratório-descritiva é documental, faz uso de fonte de dados secundária e utiliza um procedimento sistemático e estruturado para coleta dos dados. Os resultados identificam as 25 variáveis a serem consideradas em um modelo de avaliação do tutor, distribuídas nas dimensões características pessoais, habilidades técnicas e funções a desempenhar. Adicionalmente, foi ainda possível identificar variáveis relacionadas à avaliação dos demais agentes (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA; professor; alunos; coordenação) do EaD.

 

Biografia do Autor

Suelen Haidar Ronchi, UFSC

Graduação em Ciências Contábeis e Mestranda em Contabilidade na Universidade Federal de Sanata Catarina. Trabalha com Ensino á Distância, por 2 anos como tutora, e atualmente como Coordenadora de Design Instrucional no desenvolvimento de material do EaD para os cursos de Contabilidade e Economia

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em Ativos Intangíveis e Modelos Multicritérios (apoio á decisão).

Leonardo Ensslin, UFSC

Concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas - University of Southern California em 1974 e Pós-Doutorado em Lancaster University em 2000. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional.

Sérgio Murilo Petri, UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Também atua como professor de Cursos de Expecialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Ronchi, S. H., Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Petri, S. M. (2012). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA TUTORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL PARA IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS A COMPOREM UM MODELO DE AVALIAÇÃO. Perspectivas Contemporâneas, 7(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/687

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original