AS ORGANIZAÇÕES DE PAÍSES DESENVOLVIDOS APRESENTAM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE MAIS COMPLETOS DO QUE AS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO? UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E CANADÁ

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim Souza Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Global Reporting Initiative, Organizações.

Resumo

Este artigo se propôs a analisar de forma exploratória e comparativa as organizações de duas nações, uma desenvolvida e outra em desenvolvimento, no que tange à completude da apresentação dos indicadores que compõem os relatórios de desenvolvimento sustentável. O intuito é averiguar se existe uma relação entre Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), publicados pelo United Nations Development Programme, e a completude dos relatórios de sustentabilidade, dado pelos indicadores de sustentabilidade relatados pelas empresas. Brasil e Canadá foram selecionados por, respectivamente, possuírem a pior colocação sul americana e a melhor colocação norte americana no ranking dos setenta maiores IDHs do planeta. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, além de um levantamento teórico-metodológico sobre sustentabilidade. Analisou-se os relatórios de sustentabilidade reportados por empresas brasileiras e canadenses, em conformidade as diretrizes da Global Reporting Initiative, no ano de 2008. Conclui-se que o Brasil, apesar de estar em uma posição relativa muito ruim no IDH, apresentou relatórios empresariais de sustentabilidade com melhores níveis de aplicação, com mais setores representados e com maior quantidade de informações do que os relatórios provenientes das empresas canadenses.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

possui graduação em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de administração, com ênfase em recursos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o mestrado em administração do departamento de administração da UEL. Desenvolve pesquisas e consultorias na área de gestão por competências.

Rafael Borim Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Tem experiência na área de Administração, com interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências e gestão de competências.

Downloads

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Munck, L., & Souza, R. B. (2012). AS ORGANIZAÇÕES DE PAÍSES DESENVOLVIDOS APRESENTAM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE MAIS COMPLETOS DO QUE AS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO? UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E CANADÁ. Perspectivas Contemporâneas, 6(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/639

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original