O SIGNIFICADO DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA FUTUROS ADMINISTRADORES: UMA ABORDAGEM METAFÓRICA

Autores

  • Marcio Pascoal Cassandre FECEA - FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA
  • Viviani Teodoro dos Santos UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Cultura, Cultura Organizacional, Acadêmicos de Administração.

Resumo

Os conceitos e entendimentos sobre cultura organizacional são abordados de várias formas pelos autores dentro de suas tendências de pesquisa, o que permite uma variedade de propostas que visam identificar comportamentos de cultura organizacional análogos. As maneiras de se explicar e de se agrupar grupos semelhantes melhoram a compreensão de um determinado contexto sem desmerecê-lo a nível teórico. Este ensaio teve como objetivo verificar o entendimento de cultura organizacional para acadêmicos de um curso de administração e para seus professores baseado em outras formas de linguagem como as metáforas. Para tal levantamento foi utilizado o modelo de Charles Handy na configuração do o instrumento de pesquisa proposta a acadêmicos e a professores, e se verificou que na visão de ambos a cultura Atena - também chamada de cultura da tarefa - é vista como a ideal. Considerou-se que experiências individuais de ambos os pesquisados adquiridos no dia-a-dia das organizações e a influência dos professores na construção do conhecimento dos acadêmicos resultaram em concepções de cultura organizacional semelhantes entre os dois grupos. No tratamento qualitativo dos resultados a cultura pertencente aos entrevistados é aquela preocupada com a valorização da competência como forma de ascensão ao poder.

Biografia do Autor

Marcio Pascoal Cassandre, FECEA - FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA

Graduação em Administração em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1998), especialização em Marketing pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná (2002), especialização em Responsabilidade Social e Organizações do Terceiro Setor pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2004), mestrado pela Universidade Estadual de Maringá e doutorando em Administração pela Universidade Positivo e Helsinki University (doutorado sanduíche). Atualmente é professor assistente da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Viviani Teodoro dos Santos, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2005), especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana/Inbrape (2010). Chefe do Departamento de Extensão na Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR - Campus Apucarana.

 

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Cassandre, M. P., & dos Santos, V. T. (2012). O SIGNIFICADO DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA FUTUROS ADMINISTRADORES: UMA ABORDAGEM METAFÓRICA. Perspectivas Contemporâneas, 5(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/579

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original