A APRENDIZAGEM DE INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA RELAÇÃO COM CONSULTORES ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Fernanda Bruto da Costa Correia Núcleo de Estudos e Pesquisa em Conhecimento e Consultoria Organizacional
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, organizações não governamentais, consultoria organizacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como ocorre a aprendizagem dos integrantes de organizações não governamentais na relação com consultores organizacionais, identificando, ainda, aspectos que facilitam ou dificultam essa aprendizagem. Para isso, foram pesquisados, por meio de entrevistas semi-estruturadas, numa perspectiva qualitativa, nove integrantes de três Organizações Não Governamentais com sede em Recife/PE. Pôde-se concluir que a aprendizagem dos membros destas organizações é construída na relação consultor-cliente, a partir da reflexão das experiências vivenciadas, além de outras fontes de aprendizagem que surgiram como consequência da relação com o consultor. Para que a aprendizagem ocorra de forma ampla é importante que o consultor adote uma postura de abertura e transparência, seja flexível, sistemático e investigativo durante a consultoria e propicie uma maior participação dos membros das organizações. Como aspectos que dificultam a aprendizagem, destacam-se as consultorias muito pontuais e aquelas que não permitem relacionamentos mais intensos entre consultor e cliente.

Biografia do Autor

Fernanda Bruto da Costa Correia, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Conhecimento e Consultoria Organizacional

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Conhecimento e Consultoria Organizacional – ECCO/UFPE. Área de atuação: Consultoria organizacional, Organizações Não Governamentais e aprendizagem organizacional.

 

Marcos Gilson Gomes Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Prof. Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Área de atuação: Consultoria Organizacional, Organizações Não Governamentais e aprendizagem organizacional.


Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduação em Administração de Cooperativas na Universidade Federal de Viçosa - UFV e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Correia, F. B. da C., Feitosa, M. G. G., & Vieira, N. dos S. (2012). A APRENDIZAGEM DE INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA RELAÇÃO COM CONSULTORES ORGANIZACIONAIS. Perspectivas Contemporâneas, 7(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/574

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original