CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO PARA INVERSÕES NO SETOR DE TURISMO: A possibilidade de resgatar a rota rio abaixo e o reflexo deste investimento na renda das comunidades ribeirinhas do Rio Cuiabá-MT

Autores

  • Rogério de Oliveira e Sá Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Manuel Carvalho Marta Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Logística, Turismo, Desenvolvimento, Programação Linear

Resumo

No Brasil existem poucos estudos acadêmicos que se dedicam a simulação de cenário para investimento no setor de turismo, especialmente, na logística de turismo pelos rios das bacias hidrográficas brasileiras. No Estado de Mato Grosso não se tem notícia de estudo acadêmicos desta natureza, os cenários são realizados normalmente pelo setor privado (empresário) com uso de técnicas tradicionais, como a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL). A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi à modelagem por meio da programação linear, mostrando-se eficiente para a resolução de problemas complexos, principalmente com respeito à otimização, no caso, de maximização de lucro. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo criar um cenário que sinalize a possibilidade de investimento no setor de turismo, por meio da indicação de maximização de lucro e, como reflexo, alternativa de renda para os ribeirinhos com a criação de rotas turísticas no sentido rio abaixo (Cuiabá a Barão de Melgaço). Os resultados obtidos na formulação do cenário para investimentos no setor de turismo, na jusante do rio, apontam uma solução ótima para os roteiros Cuiabá a Santo Antônio de Leverger e de Cuiabá a Barão de Melgaço, ambos na alta-temporada, e mostrou-se inviável para as rotas no período de baixa-temporada. E tal fato, implica em menos oportunidade de renda para as comunidades ribeirinhas que sobrevivem do artesanato, haja vista, não ser viável rotas turísticas em todas as épocas do ano.

Biografia do Autor

Rogério de Oliveira e Sá, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Economia (UFMT, 2002-2006), Técnico da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso e Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso.

José Manuel Carvalho Marta, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua na graduação, EaD e mestrado na área de Economia - Agronegócios e Desenvolvimento Regional - nas areas de Política, Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Principais e pesquisas em Politica - Regional, Setorial, Econômica -, Energia, Transporte, Indústria, Meio Ambiente, Agronegócio, Desenvolvimento Regional Sustentável. Bolsista "Cátedra IPEA para o Desenvolvimento – Sérgio Buarque de Holanda".

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

Oliveira e Sá, R. de, & Marta, J. M. C. (2014). CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO PARA INVERSÕES NO SETOR DE TURISMO: A possibilidade de resgatar a rota rio abaixo e o reflexo deste investimento na renda das comunidades ribeirinhas do Rio Cuiabá-MT. Perspectivas Contemporâneas, 9(1), 01–21. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/567

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original