UM CASO “ESPECIAL”: A PERSONAGEM “DORINHA” DA TURMA DA MÔNICA

Autores

  • Edna Fontana Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Fabíola Elisa Araújo Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave:

Representação, Recepção, Personagens “especiais”.

Resumo

Sabe-se que a leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) é uma alternativa para muitos leitores contemporâneos. E no Brasil, um dos principais incentivadores das HQs é Maurício de Souza, pois, além de representar personagens diversos, representa também o mundo dos “especiais”, ou seja, personagens com deficiências, que neste estudo serão abordados como “especiais” devido ao próprio autor utilizar esse termo quando faz referência aos mesmos. Pensando na Literatura Infantil e associando-a com o desenvolvimento da leitura e da escrita, e focando para a inclusão, o presente artigo tem por objetivo fazer um estudo da personagem Dorinha na narrativa da Turma da Mônica, com o intuito de analisar sua representação enquanto personagem “especial” que vive e interage com crianças ditas “normais”. Assim, a partir dessa análise, pode-se observar como a literatura, em especial a Infantil trabalha a questão da inclusão da pessoa com deficiência em suas narrativas. Para tanto, o estudo tem como suporte teórico a Estética da Recepção descrita por Hans Robert Jauss, na Alemanha, década de 60.

 

 

Biografia do Autor

Edna Fontana, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Especialização em Educação Especial pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2009), Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam (2007). Professora de Língua Portuguesa do Programa CIB – Centro Interdisciplinar de Base.

Fabíola Elisa Araújo, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2004), Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam (1988). Professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Fontana, E., & Araújo, F. E. (2011). UM CASO “ESPECIAL”: A PERSONAGEM “DORINHA” DA TURMA DA MÔNICA. Perspectivas Contemporâneas, 6(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/514

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original