QUAL É O CUSTO DO EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA NO MUNDO VIRTUAL?

Autores

  • Vinicius Gadis Ribeiro Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre - RS
  • Jorge Rodolfo Silva Zabadal Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre - RS
  • Victor H. Freitag Centro Universitário La Salle, Canoas - RS

Palavras-chave:

Comércio Eletrônico, Segurança Computacional, Análise de Desempenho

Resumo

Este artigo apresenta a análise do resultado da condução de um conjunto de experimentos, no sentido de se quantificar o custo computacional para prover os serviços de segurança necessários em um sistema de informações - para que os usuários o considerem como um sistema confiável. Para tanto, foram empregadas equipamentos em condição de laboratório, e foi realizada a tomada de tempos, considerando-se aplicações simples que efetuavam comunicação de dados - simulando as mensagens entre as partes componentes de um sistema de comércio eletrônico – e para o emprego de Biometria. Buscou-se empregar as tecnologias atuais para prover serviços de segurança, e realizar medições com a ausência/presença desses serviços. Os resultados obtidos nos experimentos – considerando-se apenas as condições de laboratório - possibilitam afirmar que o impacto, em termos de tempo, não é significativo.

 

 

HOW MUCH IS A JOB OF TECHNOLOGY OF SECURITY IN THE VIRTUAL WORLD?

 

ABSTRACT

 

This paper presents the analysis of some experiments on processing and communication times among machines that simulate an electronic commerce system and employing a biometric device. The object of this work is measure the impact of using security technologies in electronic commerce and in biometric systems. The results of the experiments allow asserting the impact the usage of these technologies is not elevate, considering the experiments conditions.

 

Biografia do Autor

Vinicius Gadis Ribeiro, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre - RS

Vinicius Gadis Ribeiro possui graduação em Ciências da Computaço pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Bacharel Em Ciências Náuticas pelo Ministério da Marinha (1984), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos e professor assistente do Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurançaa computacional, criptografia, redes de computadores, criptografia de chave pública e sistemas de detecção de intrução. Suas áreas de interesse incluem ainda a Computação Simbólica.

Jorge Rodolfo Silva Zabadal, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre - RS

Jorge Gustavo Zabadal possui graduação em Engenharia Quí­mica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) , mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) . Atualmente é Profesor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica , com ênfase em Fenômenos de Transporte. Atuando principalmente nos seguintes temas: transporte de nêutrons, Método Nodal, Equação SN.

Victor H. Freitag, Centro Universitário La Salle, Canoas - RS

Victor Hugo Freitag graduou-se em Ciência da Computação pelo Centro Universitário La Salle em 2004. Atualmente, trabalha com sistemas de biometria.

Downloads

Publicado

2007-12-11

Como Citar

Ribeiro, V. G., Zabadal, J. R. S., & Freitag, V. H. (2007). QUAL É O CUSTO DO EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA NO MUNDO VIRTUAL?. Perspectivas Contemporâneas, 2(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/402

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original