Implantação e avaliação de um canal de e-commerce: um estudo de caso no setor de cervejas artesanais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3700

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Vantagem Competitiva, Vendas on-line

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever a implementação de um canal de vendas online e os impactos dessa implementação em uma microcervejaria, localizada no estado de Minas Gerais, durante a pandemia de COVID 19. Foram analisados sete fatores envolvidos na avaliação de um o novo canal de E-commerce: (1) Confiança e Reputação; (2) Envolvimento emocional e Engajamento; (3) Aspectos Sociais; (4) Aspectos Psicológicos; (5) Facilidade e conforto; (6) Interação e a (7) Agilidade, além dos erros e acertos na percepção. Foi possível discutir, por meio de um estudo de caso, os fatores estratégicos que criam vantagens competitivas frente à mudança estratégica de investimento em e-commerce, sendo que estes fatores permitiram uma análise que guiaram a implantação da plataforma de venda direta e subsidiaram a vantagem estratégica adquirida com uma participação atual de cerca de 50% da receita financeira da empresa, além de identificar indicadores de acompanhamento de resultados implementados.

Biografia do Autor

Ana Luíza Jorge, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

E-mail: analuiza@cefetmg.br

Ítalo Brener Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

E-mail: italobrener@hotmail.com

Cátia Fabiola Parreira Avelar, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

E-mail: catia@cefetmg.br

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Jorge, A. L. ., Carvalho, Ítalo B., & Avelar, C. F. P. (2024). Implantação e avaliação de um canal de e-commerce: um estudo de caso no setor de cervejas artesanais. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–25. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3700

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original