A TEORIA DOS JOGOS EM ESTRATÉGIA

Autores

  • Sí­lvio Cesar Ávila FAO - Faculdades Opet

Palavras-chave:

Teoria dos jogos, estratégia deliberada, exclusão competitiva, processo estratégico, theory of games, deliberated strategy, competing exclusion, strategic process

Resumo

A teoria dos jogos, como um modelo básico do estudo do comportamento humano na economia, apresenta-se como uma alternativa à formulação de estratégias e uma tentativa de prescrição para uma estratégia ótima. Este artigo tem o objetivo de evidenciar conceitos desta teoria como ferramenta à estratégia deliberada das organizações. A estratégia vista como um processo e predominantemente deliberada é a base deste estudo, que apresenta as abordagens da teoria dos jogos, iniciando pelos conceitos da teoria clássica dos jogos, o dilema dos prisioneiros, os trabalhos de Nash e seu modelo de equilíbrio em economia e coopetitividade. O princípio de exclusão competitiva de Gause é apontado como  alternativa na leitura do ambiente e decodificação das informações para a decisão estratégica, bem como se chama a atenção para a coexistência competitiva, com base na diferenciação. O artigo é de cunho predominantemente teórico e exploratório, exigindo e incentivando a realização de pesquisas empíricas, com o intuito de se verificar a aplicabilidade da teoria dos jogos como ferramenta eficaz do processo estratégico.

 

THE THEORY OF GAMES IN STRATEGY

 

ABSTRACT

 

The theory of games, as a basic model for studying the human behavior in economy, is shown as a choice for the strategies; it tries to prescribe an excellent strategy. The aim of this paper is to show clearly some concepts of this theory as a tool to the deliberated strategy of the organizations. The strategy, seen as a process and deliberated is the basis of this study, which shows the theory of games approaches, starting with the concepts of the classical games theory, the dilemma of prisoners, the work of Nash and his model of balance in economy and competitiveness. The principle of the Gause´s competing exclusion is presented as a possibility in understanding the environment and the information for the strategic decision, as well as we call the attention for the competing coexistence, by having the differentiation as its basis. Being mainly theoretical and exploratory, the article demands empirical researches, intending to analyze the applicability of the games theory as an efficient tool of the strategic process.

 

Biografia do Autor

Sí­lvio Cesar Ávila, FAO - Faculdades Opet

Mestrando em Administração Estratégica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor no curso de Administração das Faculdades Opet - FAO (Curitiba-PR) e da Faculdade Cenecista Presidente Kennedy (Campo Largo-PR) e pesquisador no Observatório de Projetos da Rede PUC (Curitiba-PR). Suas pesquisas abrangem as áreas de estratégia, marketing e desenvolvimento local sustentável.

Downloads

Publicado

2006-11-30

Como Citar

Ávila, S. C. (2006). A TEORIA DOS JOGOS EM ESTRATÉGIA. Perspectivas Contemporâneas, 1(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/369

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original