A indústria automotiva no Sul Fluminense (RJ): uma análise das redes entre montadoras e fornecedoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3594

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais, Sul Fluminense, Redes Globais de Produção, Indústria Automotiva, Sociologia Econômica

Resumo

Entender as relações entre firmas globais é um desafio para estudos socioeconômicos. Neste trabalho, nosso objetivo é avançar nesta problemática tomando como objeto as relações entre montadoras da indústria automotiva e suas principais fornecedoras. Partindo do modelo teórico das Redes Globais de Produção (RGP) e unificando-o aos métodos e pressupostos da Análise de Redes Sociais (ARS), no artigo foi construído um sociograma que descreve as estruturas de relações de fornecimento entre algumas das principais firmas instaladas no polo automotivo do Sul Fluminense, localizado no Rio de Janeiro, com dados referentes ao ano de 2019, no período pré-pandemia. Os resultados, i.e. a descrição desta estrutura de relações, sugerem a confirmação de alguns postulados teóricos acerca das estratégias de produção das firmas líderes desta indústria. Mais especificamente, evidenciamos a ocorrência de follow sourcing. Além disso, mostramos como as fornecedoras pouco se conectam entre si, e como a maioria apresenta a mesma origem nacional e institucional da firma líder (no caso, as montadoras automotivas). Dada a relativa escassez de estudos com esta abordagem sobre este setor, a principal contribuição deste artigo é abrir caminho para uma nova agenda de pesquisas socioeconômicas sobre o setor automotivo brasileiro, centrada na análise comparada e teoricamente embasada de redes de fornecimento.

Biografia do Autor

Ana Paula Vasconcelos Gonçalves, UFMG

Doutora em Sociologia pelo Instituto e Estudos Sociais e Políticos IESP/ UERJ, mestre
em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências
Estatísticas, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense.
Docente do departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minhas Gerais.

E-mail: anapaulavasconcelos@gmail.com

Lucas Lemos Walmrath, UFRJ

Doutorando em Ciências Humanas (Sociologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ). Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) pelo mesmo programa. Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS-UFRJ) (2018). Pesquisador-assistente e membro dos núcleos de pesquisas Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) e Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN).

E-mail: lucaslemos_22@hotmail.com

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Vasconcelos Gonçalves, A. P., & Lemos Walmrath, L. (2023). A indústria automotiva no Sul Fluminense (RJ): uma análise das redes entre montadoras e fornecedoras. Perspectivas Contemporâneas, 18(1). https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3594

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original