Desempenho acadêmico e moradia estudantil: variáveis que afetam estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3561

Palavras-chave:

Moradia Estudantil, Desempenho Acadêmico, Política Pública

Resumo

O estudo identifica as variáveis que afetam o desempenho dos residentes da moradia estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados e compara o desempenho de residentes com não residentes. A abordagem foi quantitativa com análise descritiva, regressão linear e de teste t-Student das variáveis socioeconômicas e do índice de desempenho de 356 alunos. O desempenho dos residentes pode ser influenciado pelas variáveis gênero, estado civil, tipo de ensino médio, turno de estudo, quantidade de pessoas com renda na família, tipo de ingresso e ano de entrada na universidade. Os residentes tiveram desempenho inferior aos não residentes e os de turno integral possuem desempenho superior aos de turno parcial.

Biografia do Autor

Cassiano Bordim, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestre em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atualmente é Assistente de Negócios na Cooperativa de Credito de Livre Admissão de Associados - Sicredi União-RS.

E-mail: cassianofernando_cfb@hotmail.com

Daniel Knebel Baggio, Professor do Programa de Gestão Estratégica de Organização na URI e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na UNIJU

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza-Espanha revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Gestão Estratégica de Organização na URI e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na UNIJUÍ.

E-mail: danibaggio@gmail.com

Helder de Lima Fava, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro da equipe de desenvolvimento de software da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

E-mail: helderlf@gmail.com

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

E-mail: ivano.adm@gmail.com

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados

Programa de Mestrado Profissional de Administração Pública – PROFIAP, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

E-mail: renatocintra@hotmail.com

Downloads

Publicado

2024-02-19

Como Citar

Bordim, C., Baggio, D. K., Fava, H. de L., Ribeiro, I., & Cintra, R. F. (2024). Desempenho acadêmico e moradia estudantil: variáveis que afetam estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–24. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3561

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original