Ordenação de serviços de hospedagem para websites a partir do método Superiority and Inferiority Ranking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3554

Palavras-chave:

Engenharia de produção, Administração, Sistema de apoio à decisão, Pesquisa operacional

Resumo

Com o advento da pandemia do coronavírus (COVID-19), no ano de 2020, os setores de bens de consumo e serviços no Brasil procuraram atender à crescente demanda de forma virtual. O e-commerce no país cresceu 47%, correspondendo a maior alta em 20 anos. O propósito deste artigo é demonstrar a viabilidade da aplicação do Método Superiority and Inferiority Ranking para a seleção da melhor empresa de serviço de hospedagem de website, entre diversas alternativas e critérios. Convém apontar que existe uma grande variedade de empresas deste segmento, fazendo com que a seleção se torne complexa quando sem o auxílio de um método de tomada de decisão. Foi utilizado um método híbrido de apoio à decisão multicritério, o Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors –Multi Decision Makers (SAPEVO-M) e o Superiority and Inferiority Ranking (SIR). O SAPEVO-M auxilia na determinação do vetor peso e o SIR favorece a ordenação das alternativas. As alternativas e os critérios foram selecionados a partir da relevância e importância, respectivamente, para os autores. A solução encontrada foi satisfatória, uma vez que, a empresa de maior preferência, a LocaWeb, apresenta o maior valor do critério de preferência, armazenamento, porém, percebe-se uma grande disparidade entre a melhor e a pior alternativa.

Biografia do Autor

Brayan de Almeida Lima, Microempreendedor individual na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Web Development e Brand Development and Management.

Graduação em Engenharia de Produção (Universidade do Grande Rio/UNIGRANRIO). Cursos técnicos em Segurança do Trabalho (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SENAC) e Informática (Escola Técnica Sandra Silva/ETSS). Experiência como microempreendedor individual na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Web Development e Brand Development and Management.

E-mail: brayan_lima@hotmail.com

Marcos dos Santos, Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Analista do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

Pós-doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais (Instituto Tecnológico de Aeronáutica/ITA) e em Engenharia de Produção (Universidade Federal Fluminense/UFF). Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal Fluminense/UFF). Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Licenciado em Matemática e Especialista em Instrumentação Matemática (Universidade Federal Fluminense/UFF). Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor de Matemática Avançada da graduação em Engenharia da Computação do IME. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFF. Professor do MBA em Data Science e Analytics da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Data Driven Business no IBMEC. Analista no Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV).

E-mail: marcosdossantos@ime.eb.br

Renato Santiago Quintal, Professor do Magistério Superior e Encarregado da Célula de Inovação Tecnológica da Escola Naval (CIT-EN)

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari (PPGAD/Univates). Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FAF-UERJ); Especialista em Educação Tecnológica (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/CEFET-RJ); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IE-UFRJ); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas/FGV); Bacharel em Direito (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes/UCAM); Licenciado em Pedagogia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO); e Bacharel em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval/EN). Egresso dos seguintes cursos da Escola Superior de Guerra (ESG): Diplomacia de Defesa (CDIPLOD-2020), Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA-2021), Governança em Defesa (CGED-2021), Análise de Crises Internacionais (CACI-2021), Economia e Planejamento de Defesa (CEPD-2021) e Estado-Maior Conjunto (CEMC-2022). Professor do Magistério Superior e Encarregado da Célula de Inovação Tecnológica da Escola Naval (CIT-EN).

E-mail: rsantiago79@hotmail.com

Enderson Luiz Pereira Junior, Docente na Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR).

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP). Bacharel em Automação Industrial (Instituto Federal de São Paulo/IFSP). Bacharel em Administração (Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL). Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Cruzeiro do Sul/UCS). Formação técnica em Eletrônica (Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá/CTIG-UNESP). Formação Militar na Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR) na Especialidade de Eletrônica. Atualmente, desenvolve trabalhos na área de Inteligência e Contrainteligência Militar e Segurança Eletrônica. Instrutor na Divisão de Ensino da Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR).

E-mail: endersonjr@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Lima, B. de A. ., Santos, M. dos ., Quintal, R. S., & Pereira Junior, E. L. . (2023). Ordenação de serviços de hospedagem para websites a partir do método Superiority and Inferiority Ranking. Perspectivas Contemporâneas, 18(1), 1–18. https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3554

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original