Relação das variáveis sociodemográficas com o processo decisório de compra nas redes sociais

Autores

  • Arthur Nathanael Nogueira Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Agostinha Mafalda Barra de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Aline Francilurdes Nery Vale Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Suzana Virgínia da Costa Regis Universidade Estadual do Ceará
  • Suely Xavier dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3533

Palavras-chave:

Redes sociais digitais, Comportamento do consumidor, Processo decisório de compra, Universitários

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se o uso e a frequência de uso das redes sociais digitais em um processo decisório de compra estão associados com o gênero, a faixa etária, o estado civil e a renda familiar dos discentes de uma universidade federal localizada no interior do nordeste brasileiro. Para tanto, foi aplicado um questionário com 571 discentes desta universidade. O estudo traça o perfil do consumidor universitário e confronta esse perfil com o uso e a frequência de uso das redes sociais nas etapas do processo decisório de compra; além disso, lista as redes sociais digitais mais utilizadas pelos universitários nas etapas de seus processos decisórios de compra. Os achados deste estudo confirmam parcialmente a hipótese de que o uso e a frequência de uso das redes sociais digitais em um processo decisório de compra estão associados com a variável gênero; mas negam sua associação com as variáveis faixa etária, estado civil e renda familiar. Além disso, enfatizam a necessidade de as organizações darem uma maior atenção para as informações sobre existência, funcionalidade e benefícios dos bens e/ou serviços que são disponibilizados nas redes sociais digitais. 

Biografia do Autor

Arthur Nathanael Nogueira Fernandes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

E-mail: arthurnatanael@hotmail.com

Agostinha Mafalda Barra de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidade de Salamanca. Professora Adjunta na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

E-mail: agostinhamafalda@ufersa.edu.br

Aline Francilurdes Nery Vale, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

E-mail: alinefrancilurdes@hotmail.com

Suzana Virgínia da Costa Regis, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGA/UFERSA). Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE). 

E-mail: suzanavirginia9@gmail.com

Suely Xavier dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

E-mail: suely.xavier@ufersa.edu.br

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Nogueira Fernandes, A. N. ., Barra de Oliveira, A. M., Vale, A. F. N., Suzana Virgínia da Costa Régis, S. V. ., & dos Santos, S. X. . (2023). Relação das variáveis sociodemográficas com o processo decisório de compra nas redes sociais. Perspectivas Contemporâneas, 18(1), 1–22. https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3533

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original