Análise das tendências do mercado de chá no Brasil

um estudo de caso das estratégias aplicadas pela empresa Tea Shop

Autores

  • Ana Carolina Sanches Fernandes INJC/UFRJ
  • Fábio Francisco de Araujo INJC/UFRJ
  • Renato Augusto da Silva Monteiro INJC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3474

Palavras-chave:

Mercado de chá, Estudo de caso, Tendências de mercado, Bebidas não-alcoólicas

Resumo

O chá é uma bebida milenar, que vem sendo incorporada de forma cada vez mais expressiva nas mais distintas culturas e ocasiões de consumo, consagrando-se como a segunda bebida mais consumida no mundo. Contudo, no Brasil, ainda são escassas as pesquisas científicas que se dedicam a compreender questões mercadológicas e as tendências envolvidas nas práticas de consumo da bebida. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar de que forma as principais tendências que permeiam o mercado brasileiro de chá são implementadas pela maior rede de chás gourmet do país, a Tea Shop. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, sendo empregado o método de estudo de caso com múltiplas fontes de coleta de evidências, a saber: análise documental, artefatos físicos, observação direta e entrevistas em profundidade com o diretor executivo da empresa no Brasil e os vendedores dos pontos de venda visitados. Lançou-se mão da triangulação de dados aliada à análise de conteúdo para o tratamento do material coletado, tendo sido revelada a aproximação com o cliente como um dos principais meios para a aplicação das estratégias da empresa, assim como a oferta de experiências sensoriais diferenciadas e a manutenção do caráter exclusivo dos produtos, que possuem a qualidade como principal atrativo. Iniciativas que aliam personalização, inovação e conveniência também foram identificadas como um meio expressivo de adequação às demandas do mercado, cujo apresenta o desenvolvimento de sabores exóticos e locais aliados à prática de ações sustentáveis como oportunidades. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Sanches Fernandes, INJC/UFRJ

Graduada em Gastronomia pela UFRJ. Técnica em Farmácia pelo IFRJ. Pesquisadora do mercado de bebidas com foco em sustentabilidade e gestão. e-mail: carolsanches64@gmail.com

Fábio Francisco de Araujo, INJC/UFRJ

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: fabiofdearaujo@gmail.com

Renato Augusto da Silva Monteiro, INJC/UFRJ

Professor do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e graduação em Turismo pela Fundação Educacional São José (2005). Atua como docente de Bebidas do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ. Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: Gastronomia, sociedade e redes sociais; mercado e marketing de bebidas; usos sociais das bebidas; distinção e formação do gosto. Atualmente é coordenador do projeto de extensão TransGarçonne da UFRJ voltado para a inserção de pessoas transgêneras no mercado de trabalho (Gastronomia/Bebidas). E-mail: renatomonteiro@nutricao.ufrj.br

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

Sanches Fernandes, A. C., Francisco de Araujo, F., & Silva Monteiro, R. A. da. (2023). Análise das tendências do mercado de chá no Brasil: um estudo de caso das estratégias aplicadas pela empresa Tea Shop. Perspectivas Contemporâneas, 18(1), 1–19. https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3474

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original