Desenvolvendo o pensamento reflexivo dos alunos de administração: uma avaliação sobre o método de casos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3347

Palavras-chave:

pensamento reflexivo, reflexão crítica, caso de ensino, aprendizagem baseada em problemas, administração

Resumo

O pensamento reflexivo possui quatro níveis (Ação Habitual, Compreensão, Reflexão e Reflexão Crítica) e é conceituado como a capacidade de atribuir um significado pessoal a um conhecimento prévio para, então, vislumbrar sua aplicação na prática. O objetivo deste estudo é verificar como a utilização de casos de ensino pode relacionar-se com os níveis de pensamento reflexivo em alunos do curso de Administração. Trata-se de um experimento longitudinal, de mensurações repetidas, com análise quantitativa e qualitativa. Para tanto, foi utilizado o Questionário de Reflexão (QR), de Kember et al. (2000) em um universo de 67 alunos, com amostragem de 38 indivíduos na coleta quantitativa e entrevista com 14 estudantes. Os resultados sugerem que os casos desestimularam a aprendizagem mecânica, contribuíram para a compreensão dos conceitos e teorias, foram importantes para que os estudantes entrassem em contato com as ambiguidades de opinião, auxiliaram a visualização da aplicação prática da teoria, favoreceram a análise de alternativas de ação e levaram os alunos a terem novas ideias, a mudarem de opinião e a ampliarem sua visão a respeito da gestão de pessoas. Conclui-se que os casos de ensino podem favorecer o desenvolvimento do pensamento reflexivo nos alunos de Administração, porém destaca-se a importância de adaptar os casos à realidade profissional dos alunos, pois a pouca ou falta de experiência profissional podem comprometer a capacidade de reflexão.

Biografia do Autor

Sarah Renata Menezes e Silva, Universidade Federal do Ceará

Administradora na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre pelo Programa de Pós graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza-CE. E-mail: renatamenezes@ufc.br

Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular aposentado da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EAESP-FGV). Mestre em Gestión des Ressources Humaines pelo Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris, França. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: sfsf@uol.com.br

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Silva, S. R. M. e, & Ferraz, S. F. de S. (2022). Desenvolvendo o pensamento reflexivo dos alunos de administração: uma avaliação sobre o método de casos de ensino. Perspectivas Contemporâneas, 17(1), 1–21. https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3347

Edição

Seção

Artigos Completos