Mulheres digital influencer entre a responsabilidade e a formação

uma “revolução” a ser debatida

Autores

  • Adélia Marina de Campos Cursino Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Carolina Maria Mota-Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3337

Palavras-chave:

mulher, digital influencer, formação

Resumo

Com tantas mudanças sociais e econômicas ao longo dos últimos séculos, a mulher não apenas se inseriu no mercado de trabalho como, mais recentemente, apoiada na tecnologia proveniente das Revoluções Industriais, tornou-se digital influencer. As influencers atuam nas plataformas digitais influenciando milhares de seguidores, nos mais diversos segmentos, como por exemplo maternidade, beleza, moda, vida saudável, gastronomia, dentre outros. O objetivo desse trabalho é verificar como as influencers entendem o seu trabalho em termos de responsabilidade com o que é postado. Para cumprir com o objetivo proposto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 mulheres digital influencers. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando como estratégia o método do estudo de caso. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Por meio da análise foi possível notar que as influencers entendem que o trabalho que fazem é de muita responsabilidade, assim como aponta a literatura disponível sobre influencers. Porém, verificou-se, e esta é uma grande contribuição deste estudo, que as influencers não relacionam a responsabilidade à formação acadêmica. Existe uma preocupação com o conteúdo que é postado, mas essa preocupação não se estende à formação. 

Biografia do Autor

Adélia Marina de Campos Cursino, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Administração pela PUC Minas. Bacharel em Adminsitração e Ciências Contábeis. Professora das Faculdades Milton Campos. Membro do NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho.

E-mail: marinacursino18@hotmail.com

Carolina Maria Mota-Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração - PPGA da PUC Minas. Professora do PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração da PUC – Minas e professora da FAPSI da PUC-Minas. Coordenadora do NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho.

E-mail: cmmotasantos@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Cursino, A. M. de C., & Mota-Santos, C. M. (2023). Mulheres digital influencer entre a responsabilidade e a formação: uma “revolução” a ser debatida. Perspectivas Contemporâneas, 18(1), 1–19. https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3337

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original