FUNDAMENTOS DO MODELO GERENCIAL BRASILEIRO: Estudo de Caso na Câmara Municipal de Natal à Luz da Teoria da Escolha Pública

Autores

  • Leandro Trigueiro-Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Potiguar
  • Fernanda Julyanna Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucas dos Santos Costa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0979-3567

Palavras-chave:

Administração pública, reforma gerencial, teoria da escolha pública.

Resumo

O Estado Brasileiro está passando por um processo incremental de implantação de um novo modelo de gestão, proposto na Reforma Gerencial, o qual traz para a administração pública conceitos derivados da iniciativa privada, que podem ter origem nas Teorias de Mercado, em especial, na Teoria da Escolha Pública. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa compreender a influência da Teoria da Escolha Pública nos aspectos da Teoria da Nova Gestão Pública Brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, levantando os conceitos e intercessões entre as teorias, e ainda uma pesquisa de campo na Câmara Municipal do Natal (CMN) para analisar em um caso real tais influências, a partir da análise de conteúdo de Bardin. Evidenciou-se a influência da Teoria da Escolha Pública na Reforma Gerencial, principalmente, nos aspectos do individualismo metodológico, ação coletiva, concorrência departamental e eficiência.

FUNDAMENTALS OF THE BRAZILIAN MANAGEMENT MODEL: Case Study in Natal Town Hall in the Light of the Public Choice Theory

ABSTRACT

The Brazilian State is undergoing an incremental process of implementation of a new management model, proposed in the Management Reform, which brings to the public administration concepts derived from private initiative, which may originate from Market Theories, especially, in the Public Choice Theory. In this perspective, the present work aims to understand the influence of Public Choice Theory on the aspects of the Brazilian New Public Management Theory. For this, a literature research was carried out, raising the concepts and intercessions between the theories, as well as a field research in Natal Town Hall to analyze in a real case such influences, from the analysis of content of Bardin. The influence of Public Choice Theory on Management Reform was evidenced, mainly in the aspects of methodological individualism, collective action, departmental competition, and efficiency.

Biografia do Autor

Leandro Trigueiro-Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Potiguar

Doutor em Administração e Mestre em Administração pelo PPGA/UFRN. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011 - laureado). Gerente das Escolas de Negócios, Hospitalidade e Relações Internacionais da Universidade Potiguar - UnP. Especialista Nacional da Área de Negócios - Laureate Brasil. Foi Professor Substituto dos Cursos de Administração e de Administração Pública da UFRN e Coordenador executivo do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais - GRUPEO/UFRN. Possui como áreas de interesse de pesquisa: Gestão, Estratégia, Comportamento e Inteligência Organizacional. Sobre essas áreas de interesse desenvolveu e desenvolve vários projetos de pesquisas. É ainda, consultor com atuação nas áreas de Gestão Organizacional (Estratégia, Estrutura e Desempenho), Planejamento de Recursos Humanos, Gestão por Competências e Plano de Cargos, com experiência em grandes instituições do Rio Grande do Norte.

Fernanda Julyanna Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e graduada em Administração pela UFRN. Atualmente é professora na Escola de Saúde da UFRN e leciona as disciplinas de Comunicação e Comportamento organizacional, Teoria das organizações, Marketing, Logística e Gestão de Materiais, Avaliação e Gestão da Qualidade em Saúde. Tem interesse nas áreas de gestão hospitalar, logística e administração de materiais, avaliação de políticas públicas, eficiência organizacional e de políticas públicas.

Lucas dos Santos Costa, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Técnico em Eletrônica pelo IMD/UFRN (2012-2014), graduado em Processos Gerenciais pela UnP/Laureate International Universities (2015-2017), bacharel em Administração pela UFRN (2014-2017) atuando como Monitor Colaborador do Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD/UFRN) nas disciplinas: Consultoria Empresarial, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial e Jogos de Empresas, possui especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Dom Bosco (2017-2018). Como Pesquisador Colaborador participou de diversos projetos técnicos, consultoria, extensão, iniciação científica, pesquisa científica no Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GRUPEO/UFRN e CNPQ) e no Grupo de Pesquisa de Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos (CNPQ). Possui interesse de estudo nas temáticas de Utilização de Tecnologia da Informação, Ferramentas de Gestão do Conhecimento, Estruturação Organizacional e Práticas Educacionais em Administração. Atualmente, é aluno do Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA/FEA//USP) na linha de pesquisa: Métodos Quantitativos e Informática, atuando como Auxiliar Docente (Técnicas Estatísticas de Agrupamento) e Avaliador de TCC nas turmas de Graduação em Administração.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Trigueiro-Fernandes, L., Silva dos Santos, F. J., & dos Santos Costa, L. (2020). FUNDAMENTOS DO MODELO GERENCIAL BRASILEIRO: Estudo de Caso na Câmara Municipal de Natal à Luz da Teoria da Escolha Pública. Perspectivas Contemporâneas, 15(2), 21–34. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/3033

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original