INFLUÊNCIA DE UMA CORPORAÇÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE O INDIVÍDUO: Imagens do Banco do Brasil e Seus Paradigmas

Autores

  • Márcio Jacometti UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Parana/Campus Cornélio Procópio http://orcid.org/0000-0001-9740-7218
  • Luiz César de Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Parana/Campus Cornélio Procópio

Palavras-chave:

Imagens da organização, análise organizacional, metáforas, observação participante

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar uma organização contemporânea a partir das metáforas estabelecidas por Gareth Morgan em seu livro “Imagens das Organizações”, publicado em 1996. Trata-se de uma narrativa baseada em análise documental de fontes secundárias e na observação participante dos autores que atuaram no Banco do Brasil S.A. O trabalho se inicia com uma reflexão ontológica e epistemológica sobre os estudos organizacionais e utiliza a análise narrativa qualitativa, embasada por metáforas, no período de 1988 a 2009. A intersecção da abordagem narrativa, que inclui parte da história de vida dos autores ex-funcionários com metáforas e a consulta a outros trabalhos sobre a organização, encorpa a análise e proporciona uma visão sobre os mecanismos utilizados na sua gestão. Assim, o trabalho apresenta uma experiência relevante e específica sobre a organização que não prevê replicabilidade, característica central de estudos qualitativos de ordem subjetiva. Concluiu-se que as metáforas utilizadas permitiram analisar a organização no período considerado, contribuindo para uma reflexão sobre suas políticas e os efeitos nos indivíduos.

INFLUENCE OF A CONTEMPORARY CORPORATION ON THE INDIVIDUAL: Images From Banco do Brasil and Its Paradigms

ABSTRACT

This article aims to analyze a modern organization from the metaphors established by Gareth Morgan in his book "Images of Organizations," published in 1996. It is a narrative based on documentary analysis of secondary sources and on the participant observation of the authors who worked at Banco do Brasil SA. The work begins with an ontological and epistemological reflection on organizational studies and uses the qualitative narrative analysis, based on metaphors, from 1988 to 2009. The intersection of the narrative approach, which includes part of the life history of authors who are ex-employees with metaphors and consultation with other research on the organization, during the period considered by the research, compliments the analysis and provides an insight into the mechanisms used in its management. Thus, the paper presents a relevant and specific experience about the organization that does not predict replicability, a central characteristic of qualitative studies of subjective order. It was concluded that the metaphors used allowed us to analyze the organization during the period considered, contributing to a reflection on its policies and the effects on the individuals.

Biografia do Autor

Márcio Jacometti, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Parana/Campus Cornélio Procópio

Graduado em Licenciatura em Ciências (1992) com Habilitação em Física (1994) e Matemática (1995) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/Câmpus Cornélio Procópio, Mestre (2002) e Doutor (2013) em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR/Campus Cornélio Procópio, desde 1996, implementou e coordenou o Programa de Empreendedorismo e Inovação, de 2002 a 2010; e presidiu a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos de 2008 a 2009. Em março de 2015, passou a compor o quadro efetivo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UTFPR/Campus Curitiba, nível de Mestrado, na linha de pesquisa de Tecnologia e Desenvolvimento Organizacional, foi Diretor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Cornélio Procópio, de 2016 a maio de 2017 e atualmente é o Diretor-Geral. Como experiência anterior, foi funcionário do Banco do Brasil, de 1988 a 1998, tendo atuado com formação de recursos humanos na área de qualidade, atendimento ao público e gerência de equipe. Desenvolve trabalhos na área de Administração, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, arranjos produtivos locais, difusão de conhecimento em redes interorganizacionais, incubadoras de empresas, estudos organizacionais, qualidade total e gestão educacional.

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/8509336134084374 

Luiz César de Oliveira, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Parana/Campus Cornélio Procópio

É Doutorando em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra FEUC, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2009), na área de concentração Políticas de Desenvolvimento, especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (1999) e possui graduação em Ciências Econômicas (1993). É especialista em Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local pelo INSTITUTO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - CEPAL. Atualmente é Professor Adjunto de Economia da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANA - UTFPR, campus de Cornélio Procópio e atuou também como assessor de direção, coordenador da Incubadora de Inovações e coordenador do Parque Tecnológico Norte do Paraná - Polo Cornélio Procópio. Atua em cursos de capacitação e palestras, com ênfase em Economia, Gestão e Desenvolvimento Econômico, principalmente nos seguintes temas: gestão empresarial, gestão de custos, economia e finanças, engenharia econômica, desenvolvimento econômico local e sustentável, desenvolvimento regional, economia agrícola, empreendedorismo e inovação. Também possui grande experiência como Gestor Administrativo e Financeiro em empresas de médio e grande porte, nas áreas de custos, orçamento / planejamento, projetos de viabilidade econômicos e financeiros, inovação e planejamento estratégico.

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

Jacometti, M., & Oliveira, L. C. de. (2020). INFLUÊNCIA DE UMA CORPORAÇÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE O INDIVÍDUO: Imagens do Banco do Brasil e Seus Paradigmas. Perspectivas Contemporâneas, 15(1), 175–206. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2961

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original