AS MÍDIAS SOCIAIS SÃO UM PROBLEMA? A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM CONTABILIDADE

Autores

  • Samuel Lyncon Leandro de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE http://orcid.org/0000-0003-3956-3575
  • Adhmir Renan Voltolini Gomes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Rafael Maximiano Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Aprendizagem, ensino, estratégia de ensino, mídias sociais, tecnologia da informação, comunicação

Resumo

Considera-se que a utilização das mídias sociais é um fato social consolidado e em evolução constante. Embora se tenha a disputa por atenção do aluno com as demais possibilidades de uso, as mídias sociais já estão contidas na forma de estudo dos acadêmicos, como ferramentas de auxílio ao aprendizado e, talvez, no desempenho. Os alunos compreendem que a utilização das mídias sociais, se realizada de forma adequada, é benéfica. Mas existe a falta de confiança nas fontes de informações que as mídias disponibilizam, assim, os alunos deixam de utilizá-las para produção de artigos, monografias, entre outros trabalhos com finalidades acadêmicas. Nesse sentido, os achados demonstraram que as mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas auxiliares em grande parte das estratégias de ensino, evidenciando que as mídias sociais podem beneficiar as estratégias de ensino. O presente estudo objetivou analisar como as mídias sociais podem ser utilizadas como estratégia de ensino na percepção dos discentes. Em se tratando da base teórica, foram abordados os aspectos relacionados a tecnologia da informação e comunicação, mídias sociais e estratégias de ensino. Destarte, a pesquisa é caracterizada por um estudo qualitativo com o emprego de entrevistas em profundidade. Dessa forma, participaram da pesquisa alunos matriculados no quarto e quinto ano do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior, nota cinco no ENADE localizada no Estado do Paraná. Foram pré-definidas as perguntas abordadas nas entrevistas. Portanto, para auxílio na organização e análise das entrevistas foram utilizados editores de texto e o Software Atlas.ti.

IS SOCIAL MEDIA A PROBLEM? PERCEPTION OF ACADEMICS ABOUT ACCOUNTING EDUCATION STRATEGIES

ABSTRACT

It is considered that the use of social media is a consolidated social fact and in constant evolution. Although there is the dispute for the attention of the student with the other possibilities of use, social media is already contained in the form of academic study as a tool to aid learning and perhaps performance. Students understand that using social media, if done properly, is beneficial. But there is a lack of confidence in the sources of information that the media makes available, thus, students leave of use them for the production of articles, monographs, among other works for academic purposes. In this sense, the findings showed that social media can be used as auxiliary tools in most teaching strategies, showing that social media can benefit teaching strategies. The present study aimed to analyze how social media can be used as a teaching strategy in students' perception. Regarding the theoretical basis, the aspects related to information technology and communication, social media and teaching strategies. Thus, the research is characterized by a qualitative study using in-depth interviews. Thus, participated this research the students enrolled in the fourth and fifth year of the Accounting Sciences course of a Public Institution of Higher Education, note five in the ENADE located in the State of Paraná participated in the research. Were pre-defined the questions addressed in the interviews. Therefore, to aid in the organization and analysis of the interviews was used text editors and Atlas.ti software.

Biografia do Autor

Samuel Lyncon Leandro de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças e do Grupo de Pesquisa em Modelos Econométricos Aplicados à Pesquisa Contábil, ambos do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Contabilidade Financeira, Divulgação Financeira, Governança Corporativa, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria (Inbrape). Graduado em Administração pela União Educacional de Cascavel. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Governança Corporativa, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa.

Rafael Maximiano Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria pelo Centro Universitário Univel. Graduado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Cascavel (UNIVEL). Atualmente é Professor Universitário do Centro Universitário UNIVEL e Contador da empresa Germano Zeni Veículos Ltda (Zeni Motors - Toyota). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Impostos e Taxas, Ativos Intangíveis, Capital Intelectual, Controladoria e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente o Ensino e a Pesquisa em Administração e Contabilidade (teorias, metologias e pesquisa), além de Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa . Foi Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador (Período de 2011/2012) e Líder do Tema 2 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos (Período de 2013 a 2017) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) , tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. Foi Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 no período de 2013/2015 e coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. E-mail: silvanaanita.walter@gmail.com

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Publicado

2019-09-20

Como Citar

Lima, S. L. L. de, Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., & Walter, S. A. (2019). AS MÍDIAS SOCIAIS SÃO UM PROBLEMA? A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM CONTABILIDADE. Perspectivas Contemporâneas, 14(2), 87–106. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2939

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