CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ANÁLISE FÍLMICA: O Jogo da Imitação nas Ciências Sociais

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Jessie Coutinho de Souza Tavares Universidade de Fortaleza
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Ciências Sociais, neutralidade científica, complexidade, novo espírito científico, paradigma.

Resumo

A ciência, em sua perspectiva histórica, desenvolve-se dialeticamente, por meio de polaridades, recuos, avanços e quebra de paradigmas. Este estudo discorre sobre a problemática da neutralidade. Para tanto, objetivou-se caracterizar o conhecimento científico sob o ponto de vista do mito da neutralidade científica, considerando as teorizações em torno de um novo espírito científico, tributário da complexidade. De forma específica, elaborou-se um modelo de aproximação dos temas investigados para situar a crítica ao “jogo” e à “imitação” enquanto constructos das Ciências Sociais, e, também, realizou-se análise observacional do filme O Jogo da Imitação. Dessa forma, a pesquisa foi realizada em duas etapas metodológicas: a composição de um ensaio e uma análise fílmica, ambas ancoradas na abordagem qualitativa. Como resultado, observa-se que na crítica ao “jogo” e à “imitação” nas Ciências Sociais, e na constatação de que o “jogo” e a “imitação” presentes no filme, há reflexões sobre o fazer ciência com base em sujeitos históricos que se inserem no mundo a partir de constatações e reflexões. Nesse processo construtivo alinham-se a história (evolução) do pensamento humano e a história da ciência.

 

KNOWLEDGE BUILDING AND FILM ANALYSIS: The Imitation Game in Social Sciences

ABSTRACT

Science, in its historical perspective, develops dialectically through polarities, retreats, advances and break of paradigms. This study discusses the issue of neutrality. Therefore, this study aimed to characterize scientific knowledge from the point of view of the myth of scientific neutrality, considering the theorizations on a new scientific spirit, tax complexity. Specifically, it elaborated a model approach of the themes investigated to situate the critique of “game” and “imitation” as constructs of Social Sciences, and also held observational analysis of the movie The Imitation Game. Thus, the research followed two methodological steps: the composition of an essay and a film analysis, both anchored in the qualitative approach. As a result, it is observed that, on the criticism of the “game” and “imitation” in the social sciences, and on the finding that the “game” and “imitation” present in the film, there are reflections on making science based upon historic subjects who inserted themselves in the world from observations and reflections. In this constructive process, the story (evolution) of human thought and the history of science line up.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) - Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (Universidade Estadual do Ceará) e Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará)

Jessie Coutinho de Souza Tavares, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Professora do curso de Direito da UNIFOR.

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora da Universidade Federal do Ceará

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR)

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Bizarria, F. P. de A., Tavares, J. C. de S., Moreira, M. Z., & Tassigny, M. M. (2017). CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ANÁLISE FÍLMICA: O Jogo da Imitação nas Ciências Sociais. Perspectivas Contemporâneas, 12(1), 125–146. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2282

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original