FATORES DETERMINANTES DA IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO INDUSTRIAL

Autores

  • Marcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Alexandre Oliveira Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Ana Zenilce Moreira Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

identificação organizacional, indústria de cosméticos, organização de trabalho

Resumo

A presente pesquisa objetivou verificar os fatores relacionados à identificação de trabalhadores com sua organização de trabalho, por meio da utilização da Escala de Identificação Organizacional (EIO), proposta por Oliveira (2008). O estudo foi realizado em uma indústria do ramo de cosméticos da região metropolitana de Fortaleza-Ce. O instrumento de pesquisa utilizado possui 17 itens associados a uma escala de amplitude de 4 pontos, aplicados a 209 funcionários. Foram utilizados procedimentos de análise descritiva e fatorial exploratória e confirmatória para interpretação e análise dos dados, com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences, (SPSS) versão 20 e AMOS 22. Identificaram-se e definiram-se 4 fatores, são eles: Identificação com Valores Organizacionais Internos (IVOI); Identificação com Valores Organizacionais Externos (IVOE); Identificação Organizacional Voluntária (IOV) e Identificação Organizacional Racionalizada (IOR). Identificou-se, de maneira geral, um elevado grau de afetividade pela organização, inclusive associando o sucesso organizacional ao pessoal. Dessa forma, os valores organizacionais internos (VOI) contribuem para uma maior identificação. Os novos construtos precisam de novas apresentações empíricas e teóricas, em diferentes contextos, como medida importante para o avanço do tema e aprofundamento das conceituações empregadas.

DETERMINANTS OF ORGANIZATIONAL IDENTIFICATION IN INDUSTRIAL CONTEXT

ABSTRACT

The research aimed to verify the factors related to the identification of workers with their organizational work, through the use of Organizational Identification Scale (EIO), proposed by Oliveira (2008). The study was conducted in an industry of cosmetics that operates in the metropolitan region of Fortaleza-CE. The research instrument has 17 items associated with a range of 4 points, applied to 209 employees. Procedures of descriptive and exploratory factual and confirmatory analysis were used for the interpretation and analysis of data, using the Statistical Package for Social Sciences software (SPSS) version 20 and AMOS 22. Four factors were identified and defined: Identification with Organizational Values internal (IVOI); Identification with External Organizational Values (IVOE); Voluntary Organizational identification (IOV) and Organizational Identification Rationalized (IOR). In general, a high degree of affection for the organization, with the association of organizational to personal success, was identified. Thus, the internal organizational values (VOI) contribute to a greater identification. The new constructs need new empirical and theoretical presentations in different contexts, as an important measure to the advancement of the theme and deepening of the concepts employed.

Biografia do Autor

Marcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2014 e 2006, respectivamente. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professora Adjunta vinculada a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC)

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) - Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (Universidade Estadual do Ceará) e Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará)

Alexandre Oliveira Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Especialista em Gestão de Organizações de Saúde (2009), além de graduado em Administração de Empresa, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Ana Zenilce Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Administração Acadêmico realizado na Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2012. Graduação em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza - UNIFOR em 2005. 

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Publicado

2016-12-08

Como Citar

Moreira, M. Z., Bizarria, F. P. de A., Lima, A. O., & Moreira, A. Z. (2016). FATORES DETERMINANTES DA IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO INDUSTRIAL. Perspectivas Contemporâneas, 11(3), 116–139. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2235

Edição

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