GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS EM EMPRESAS COM ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Autores

  • Eduardo Vieira do Prado UNIMEP
  • Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo UNIMEP
  • Clóvis Luiz Padoveze Unimep
  • Antonio Carlos Giuliani UNIMEP

Palavras-chave:

Conceitos de Riscos, Modelos de Gestão de Riscos, Gerenciamento de Riscos, Governança Corporativa, Operações Internacionais.

Resumo

O desenvolvimento das práticas de governança corporativa alavancou a prática de gerenciamento de riscos, visto que empreendedores devem gerenciar adequadamente as oportunidades e ameaças as suas estratégias de negócios, para que possam maximizar o valor de seus empreendimentos a seus acionistas. Esse desafio é ainda maior quando as empresas atuam em âmbito internacional. Este artigo teve por objetivo abordar os riscos que desafiam empresas com atuação internacional, e estratégias para gerenciamento dessas exposições citadas na literatura. Como metodologia de pesquisa, adotou-se o estudo prático com base em formulários de referência divulgados por empresas de grupos diferenciados de governança corporativa da BM&F BOVESPA, dos setores de bens industriais, materiais de transporte e equipamentos elétricos. Como resultado, verificou-se que, apesar do avanço já alcançado, ainda há oportunidades de melhoria nas práticas de divulgação de riscos e metodologias de tratamento por parte de empresas de capital aberto brasileiras.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Prado, E. V. do, Camargo, S. H. C. R. V. de, Padoveze, C. L., & Giuliani, A. C. (2014). GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS EM EMPRESAS COM ATUAÇÃO INTERNACIONAL. Perspectivas Contemporâneas, 9(2), 210–228. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1644

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original