CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA HERMENÊUTICA À PESQUISA ORGANIZACIONAL E DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Dorival De Stefani Universidade Positivo
  • Fabio Vizeu UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Hermenêutica de Profundidade, Metodologia, Análise Sócio-histórica Hermenêutica, Estudos Organizacionais.

Resumo

O delineamento do método Hermenêutica de Profundidade, apresentado por Thompson (2000) para a análise de formas simbólicas, é uma interessante alternativa para a pesquisa em administração e organizações. Partindo da perspectiva ricoueriana, o autor desenvolve este método para dar conta do processo de compreensão das construções simbólicas tomando por base a valorização da autonomia semântica do texto combinado com a ênfase das condições sócio-históricas. Assim, o presente trabalho teve por objetivo apontar as contribuições que a primeira etapa da metodologia de Thompson (2000), a Análise Sócio-histórica Hermenêutica, pode trazer aos estudos organizacionais e da administração. Assim, apresentamos as dimensões epistemológicas centrais para justificar o método e o complementamos com um conjunto sistematizado de procedimentos que permitem operacionalizá-lo que compreende tanto a demarcação e mapeamento da condição de produção das formas simbólicas e a identificação das condições vigentes na sociedade de referência, como a coleta de dados biográficos do autor e da época de sua produção. Isto se faz necessário em razão de o autor não ter sistematizado procedimentos específicos para empreender a adequada aproximação do contexto de produção das formas simbólicas. Por isso, nos valemos de um exemplo ilustrativo baseado em uma importante autora da administração: Mary Parker Follett.

Biografia do Autor

Dorival De Stefani, Universidade Positivo

Doutorando em Administração pela Universidade Positivo.

Professor Ad Hoc dos Programas de Pós-graduação (lato sensu) da Universidade Positivo e do Centro Universitário da FAE (Curitiba-PR).

Fabio Vizeu, UNIGRANRIO

Doutor em Administração pela EAESP/FGV.

Professor Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UNIGRANRIO. 

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

De Stefani, D., & Vizeu, F. (2014). CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA HERMENÊUTICA À PESQUISA ORGANIZACIONAL E DA ADMINISTRAÇÃO. Perspectivas Contemporâneas, 9(2), 187–209. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1583

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original