ORIENTAÇÃO AO MERCADO, INOVAÇÃO COLABORATIVA COM OS CONSUMIDORES E SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Cláudio Damacena PUCRS
  • Guilherme dos Santos Marra PUCRS
  • Martin de La Martiniére Petroll UFPR

Palavras-chave:

Orientação ao mercado, Inovação, Sobrecarga de informação, Cocriação de valor.

Resumo

O atual contexto mercadológico exige às empresas que considerem a inovação e a orientação ao mercado (OM) como variáveis fundamentais para um desempenho superior. Para tanto, muitos gestores estão utilizando a colaboração de consumidores na cocriação de valor em busca de vantagem competitiva. Contudo, se mal administrado, a participação do consumidor pode desencadear uma sobrecarga de informação à empresa. É nesse sentido, portanto, que se insere este estudo teórico, o qual discute a sobrecarga de informações oriundas do processo de geração de inovação nas empresas alavancado com OM e com a colaboração dos consumidores. Através de alguns estudos, o presente artigo informa ao leitor sobre o tema, mas deixa claro que ainda há muito a ser feito sobre os malefícios e formas de reduzir ou eliminar a sobrecarga de informação à empresa. Nesse sentido, buscam-se ideias para futuras pesquisas que resolvam este problema tão e cada vez mais atual no mundo corporativo.

Biografia do Autor

Cláudio Damacena, PUCRS

Professor e pesquisador
PPGAd - Programa de Pós-graduação em Administração
FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Guilherme dos Santos Marra, PUCRS

Mestrando na Mestrado em Administração na PUCRS

Martin de La Martiniére Petroll, UFPR

Doutorando na Área de Administração da UFPR.

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Publicado

2012-12-14

Como Citar

Damacena, C., Marra, G. dos S., & Petroll, M. de L. M. (2012). ORIENTAÇÃO AO MERCADO, INOVAÇÃO COLABORATIVA COM OS CONSUMIDORES E SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO. Perspectivas Contemporâneas, 7(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1402

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original