E-RECRUITMENT NO SETOR HOTELEIRO: CENÁRIO ATUAL E POTENCIALIDADES EM SALVADOR E MACEIÓDES EM SALVADOR E MACEIÓ

Autores

  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • João Antônio da Rocha Ataide Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Isadora Falcão de Gouveia Serqueira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Recrutamento online, Internet.

Resumo

O presente trabalho objetivou fazer uma análise do uso da internet como instrumento de recrutamento de pessoal nas empresas do setor de hotelaria do Nordeste Brasileiro avaliando, deste modo, a intensidade de seu proveito como ferramenta à Gestão de Pessoas nos moldes contemporâneos. Para a efetuação desse trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e exploratório. O universo foi composto de gestores e colaboradores do setor hoteleiro de duas capitais do Nordeste – Salvador/BA e Maceió/AL, devido ao grande destaque desses lugares, considerados polos e referenciais turísticos nacionais. Foram coletados dados junto a 22 gestores – específicos da área de pessoas - em Maceió e 20 em Salvador através de questionário estruturado, sendo um gestor por hotel. Quanto aos colaboradores, foram aplicados 341 questionários estruturados considerados válidos, sendo 177 colaboradores em Maceió e 164 em Salvador. Ressalta-se que a amostragem foi por acessibilidade, ou seja, não probabilista. Vale mencionar que, somadas, as coletas com gestores e colaboradores totalizam 384 questionários válidos. As informações coletadas foram analisadas via software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados obtidos no estudo revelam que os gestores reconhecem o potencial da internet, mas tanto na cidade de Salvador e Maceió, é subutilizada. Observa-se ainda que os colaboradores não utilizam a internet como forma de buscar novas oportunidades ou sua atual ocupação.

Biografia do Autor

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Mestrado em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber.

 

 

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

João Antônio da Rocha Ataide, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Isadora Falcão de Gouveia Serqueira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Abreu, N. R. de, Baldanza, R. F., Ataide, J. A. da R., & Serqueira, I. F. de G. (2014). E-RECRUITMENT NO SETOR HOTELEIRO: CENÁRIO ATUAL E POTENCIALIDADES EM SALVADOR E MACEIÓDES EM SALVADOR E MACEIÓ. Perspectivas Contemporâneas, 9(2), 50–74. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1337

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original