GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA MADEIREIRA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Simone Letícia Raimundini Universidade Estadual de Maringá
  • Romina Batista de Lucena Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Renata Batista Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Indústria Madeireira, Gestão Ambiental, Logística Reversa, Investimento.

Resumo

Ações corporativas relacionadas à gestão ambiental devem fazer parte da estratégia empresarial, independente do porte da empresa. Esta pesquisa analisa a viabilidade, os benefícios e as dificuldades de implantar o gerenciamento de resíduos sólidos em uma microempresa do setor madeireiro no Norte do Estado do Paraná, que atua na fabricação de embalagens de madeira e reforma de paletes. A pesquisa é um estudo de caso, caracterizado pela natureza descritiva e exploratória. As técnicas de coleta de dados foram a observação direta não participante, entrevistas e consulta a documentos e arquivos gerenciais e esses dados foram analisados pela abordagem qualitativa e quantitativa. O processo produtivo da empresa estudada foi analisado sob a perspectiva da logística reversa e gestão ambiental com a finalidade de identificar as possíveis formas de destinação dos resíduos sólidos. Esta análise resultou em um projeto de investimento, cuja viabilidade foi averiguada pelos indicadores payback, valor presente líquido, taxa interna de retorno e índice benefício custo. Esse projeto de investimento definiu a implantação de um processo de gerenciamento de resíduos sólidos cujos benefícios foram: otimização dos recursos e da infraestrutura disponível; redução dos custos de produção e geração de receitas com a venda de resíduos obtendo retorno financeiro; atendimento da legislação ambiental e melhora das práticas gerenciais da empresa. As principais conclusões da pesquisa foram: o gerenciamento de resíduos sólidos utilizando a logística é viável e apresenta benefícios financeiros, sociais, ambientais e organizacionais; as principais dificuldades do empreendimento estão relacionadas com a falta de conhecimento técnico dos proprietários sobre gestão ambiental.

Biografia do Autor

Simone Letícia Raimundini, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Contábeis (2000) e Mestrado em Administração (2003) pela Universidadde Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Administração (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e do  Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Mestrado), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Romina Batista de Lucena Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2008) e Mestrado em Economia (UFRGS, 2000) Graduação: Ciências Contábeis, Universidade Federal de Roraima (UFRR, 1994). Atuamente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Renata Batista Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada Engenharia Civil, Universidade Federal de Roraima (UFRR, 2009). Mestre em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014). Atualmente é Pesquisadora do Grupo de Gestão de Riscos de Desastres do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GRID/PPGEC/UFRGS).



Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Raimundini, S. L., Souza, R. B. de L., & Lucena, R. B. (2014). GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA MADEIREIRA: UM ESTUDO DE CASO. Perspectivas Contemporâneas, 9(2), 16–33. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1233

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original