ALIANÇAS EM CLUSTERS: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DE RECURSOS

Autores

  • Cristiano Molinari Bispo FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - PR
  • Marcos Mueller Schlemm PUC-PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Competitividade, Empreendedorismo, Alianças Estratégicas, Clusters, Construção da Base de Recursos.

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar a relação entre o estabelecimento de alianças de pequenas empresas inseridas em clusters e as possibilidades de construção de suas bases de recursos, incluindo as prováveis conseqüências competitivas e empreendedoras. Aborda-se, primeiramente, o contexto competitivo e empreendedor para a inserção dos conceitos mais específicos. A seguir, delineia-se a base de recursos como elemento principal da discussão, com a exploração de duas vertentes: (i) os condicionantes processuais à construção da base de recursos, e (ii) e as possibilidades abertas pela construção da base de recursos segundo os condicionantes expostos. As condições envolvem as alianças estratégicas e os clusters. As possibilidades referem-se a questões de ordem competitiva e empreendedora. Conclui-se que alianças estratégicas de pequenas empresas inseridas em clusters podem fortalecer a construção de suas bases de recursos proporcionando-as melhores condições competitivas frente às grandes empresas, além de estimular a atividade empreendedora local. Finalmente, são indicados alguns limites para as especulações propostas, além de serem expostas algumas possibilidades de pesquisa futura.

Biografia do Autor

Cristiano Molinari Bispo, FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - PR

Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM (2000); Especialista em Consultoria Econômica e Financeira de Empresas pela Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão - UNESPAR (2001); e Mestre em Administração pela PUC-PR (2004); e doutorando em Administração pela PUC-PR. Atualmente é docente do Departamento de Administração da UEPR/FECILCAM.

Marcos Mueller Schlemm, PUC-PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Larga experiência como executivo em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e estrangeiras nas áreas de metalurgia, fundição, telecomunicações, alimentos, construção naval, educação executiva e serviços. Especializado em políticas públicas, empreendedorismo, inovação. Longa experiência em design de produtos industriais e serviços. Co-fundador e diretor presidente do ISAD – Instituto Superior de Administração do Paraná. Responsável por trazer o projeto GEM ao Brasil, coordenando sua implAnatação e execução por dez anos. Organizador de feiras e mostras culturais, participa de grupos de estudo nas áreas humana, organizacional e cultural. Consultor nos temas estruturação organizacional, planejamento estratégico e empreendedorismo. Tendo atuado em empresas como Renault do Brasil, HSBC, REPAR, Telepar, Fidepar, Secretaria de Estado do Planejamento, PPTE, Nutrimental, Nutron, SHN, Fiep, SESI e IEL. Colaborou na concepção e implementou a UNINDUS – Universidade da Industria, e o Museu da Industria do Paraná. Sócio-Gerente da M&BC Consulting. . Pesquisador na área organizacional e desenvolvimento humano e Professor Universitário na PUC-PR. Assessora a presidência do Sistema FIEP em projetos de cunho inovador e em cooperação estratégica com universidades, especialistas e empresas nacionais e internacionais. Co-inspirador e coordenador de projeto na área de administração sustentável em cooperação com a Universidade Federal do Paraná, CASE Western University, UC Berkeley, Universitat Luneburg, e outras oito universidades relevantes de Curitiba e RMC. Doutor e mestre em Administração pela USC e Hult Intl. School of Business, especialização em marketing pela Columbia University e Dinâmicas de Grupo pela SBDG. Estudos em Biologia-Cultural. Inventor, artista plástico, autor e “chef de cousine” improvisado nas horas vagas.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Bispo, C. M., & Schlemm, M. M. (2012). ALIANÇAS EM CLUSTERS: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DE RECURSOS. Perspectivas Contemporâneas, 7(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1211

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original