PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CERÂMICA EM SALINAS, MINAS GERAIS

Autores

  • Nathália de Fátima Joaquim Universidade Federal de Minas Gerais
  • Janio Caetano de Abreu Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Vânia Aparecida Rezende de Oliveira Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Centro de cerâmica, núcleo de incubação, associação.

Resumo

No intuito de minimizar os impactos socioeconômicos vivenciados pela população carente da cidade de Salinas (Minas Gerais), surge o processo de incubação de empresas como uma alternativa aos populares para a maximização da utilização dos recursos humanos, financeiros e materiais. Assim, denota-se que a economia solidária pode ser uma alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. O objetivo deste trabalho foi identificar as potencialidades para se constituir uma associação na cidade de Salinas, para que se pudesse implementar o Centro de cerâmica nesta cidade. Partiu-se do pressuposto de que um intercâmbio de conhecimento entre as associações de populares da mesorregião de São João Del-Rei (Minas Gerais), pudessem contribuir para o enriquecimento dos artesãos de Salinas. A partir desta identificação e classificação foram propostas novas alternativas de autogestão, economia solidária e cooperação para que também os populares de Salinas pudessem ser assistidos pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São João Del-Rei. O trabalho foi orientado pelos pressupostos da pesquisa-ação, que é concebida e realizada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e participantes da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo. Este trabalho visa apenas demonstrar como a identificação e, conseqüente, intercâmbio de conhecimento e informações pode contribuir de maneira satisfatória para o desenvolvimento de associações competitivas em regiões não tão próximas.

Biografia do Autor

Nathália de Fátima Joaquim, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei, mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras e doutoranda pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG. Atuou em programas sociais e desenvolveu pesquisas na área de cooperativismo, economia solidária, ensino e pesquisa em administração. Atualmente se dedica à área de Estudos Organizacionais e Sociedade e é membro do Núcleo de Organizacionais e Simbolismo (NEOS) da Universidade Federal de Minas Gerais.

Janio Caetano de Abreu, Universidade Federal de São João Del-Rei

Possui graduação em Administração (1980) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É professor adjunto IV da Universidade Federal de São João Del-Rei., criou o projeto de pós graduação e coordenou programas MBA em Administração. Na UFSJ é Coordenador do Centro de Produção Artesanal/CTPA e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares/ITCP. Ocupou também, no ano de 2004 o Cargo de Chefia do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC (eleito pela Assembléia do Departamento) saindo para, entre o ano de 2004 e 2008 ocupar o cargo de Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento. Trabalhou em indústria têxtil, instituições bancárias e na Telecomunicações de Minas Gerais - TELEMIG, onde ocupou cargos de gerência. Foi consultor e dirigente na Fernando Motta e Associados (diretor da divisão de consultoria) e da Consix Consultoria Gerencial Ltda (sócio e diretor). Tem experiência na área de Administração, praticamente em todas as suas áreas e vem atuando principalmente nos seguintes temas: compartilhamento entre firmas, alianças, redes e aglomerações, cooperativismo, gerência de organizações, empreendimentos de base artesanal e administração geral.

Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Administração com ênfase em Desenvolvimento Rural também pela Universidade Federal de Lavras, doutora em Administração pela Universidade de Reading na Inglaterra e Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Simonsen. Durante os anos em que trabalhou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) obteve experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente com os seguintes temas: gestão de organizações públicas e privadas, cultura e comportamento organizacional, Administração de Recursos Humanos, motivação e liderança nas organizações, ensino a distância (EAD) e empreendedorismo. Atuou também como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ por 4,5 anos. Além disso, foi Coordenadora de EAD da UFRRJ e coordenou o processo de implantação do Curso de Graduação em Administração a Distância em parceria com a UERJ e o Consórcio CEDERJ. Posteriormente, coordenou o referido curso por 2 anos até ser re-distribuida para a UFLA, em março de 2008. Atualmente se dedica à área de Administração e organizações, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Tem publicações na área de cooperativismo, gestão de pessoas, comportamento organizacional e ensino a distância.

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, mestre em Administração pela (UFLA) Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais. Atualmente doutoranda pela (UFLA) Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais atuando nas linhas de pesquisas referentes à administração pública com ênfase em gestão social, participação e segurança pública. Membro do NEAPEGS-UFLA.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Joaquim, N. de F., Abreu, J. C. de, Vilas Boas, A. A., & Oliveira, V. A. R. de. (2012). PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CERÂMICA EM SALINAS, MINAS GERAIS. Perspectivas Contemporâneas, 7(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1163

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original