A GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO POR EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO EM MEIO A CRISE FINANCEIRA DE 2008

Autores

  • Cristiano do Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná
  • Simone Bernardes Voese Universidade Federal do Paraná
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Capital de Giro, Crise Financeira, Setor Elétrico.

Resumo

Este estudo orientou-se no propósito investigativo de aspectos que relacionam a gestão do capital de giro (CDG), o cenário da crise financeira de 2008 e as empresas do setor elétrico brasileiro. O objetivo principal consistiu em identificar o nível de liquidez mediante análise tradicional e dinâmica do capital de giro, assim como identificar a estrutura financeira de empresas do setor elétrico brasileiro em meio à crise. Ressalta-se a relevância do tema gestão do capital de giro por ser imprescindível à continuidade da manutenção das atividades das empresas atuantes no setor de energia, o qual é estratégico para o desenvolvimento do país. A amostra é composta por 27 empresas. Executou-se análise descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, aplicada aos indicadores tradicionais e dinâmicos de análise do CDG. Dentre os resultados do estudo, destacam-se: mediante análise das medidas de dispersão, os indicadores de liquidez denotam a tendência, na média, de aproximação da situação financeira entre as empresas em relação à disponibilidade de recursos para o pagamento de dívidas de curto prazo a partir do quarto trimestre de 2008; a modelagem de Fleuriet permitiu identificar alteração no tipo de estrutura financeira de empresas do setor elétrico no quarto trimestre de 2008, cujo período representa o início da crise no Brasil. Por fim, destaca-se a importância da execução de um planejamento financeiro no intuito de manter a disponibilidade de recursos para o giro do negócio, e assim minimizar os efeitos da crise em meio à gestão do capital de giro.

Biografia do Autor

Cristiano do Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Mestardo em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Catarina.

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Ajunta do Departamento de Ciências Contábeis e Coordenadora do PPG Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Simone Bernardes Voese, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e do PPG Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora Adjunta e Coordenadora de Tutoria, Pesquisa e Monografias do Ensino a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Nascimento, C. do, Espejo, M. M. dos S. B., Voese, S. B., & Pfitscher, E. D. (2011). A GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO POR EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO EM MEIO A CRISE FINANCEIRA DE 2008. Perspectivas Contemporâneas, 6(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1135

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original