Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A autoria implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Os autores comprometem-se que participaram da elaboração do manuscrito ao menos por um dos critérios apresentados a seguir: a. Participação ativa da discussão dos resultados; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.
  • Termo de Responsabilidade para Submissão de Artigo: O autor compromete-se de que o artigo enviado para avaliação é inédito e não será submetido a outra revista durante o processo de análise e em caso de deferimento para a publicação. Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Integrar. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O direito de publicação nesta revista autoriza a mesma a publicar o artigo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
  • A maioria das referências deve ser de artigos científicos atuais e publicados em periodicos indexados. Evitar referências de textos da internet, e caso utilizadas, todos os endereços "URL" (ex.: http://pkp.sfu.ca) devem estar ativos.
  • Os artigos submetidos por graduandos, pós graduandos (especialização, mestrado e doutorado) devem obrigatoriamente possuir a co-autoria de um professor orientador, responsável pela coordenação da pesquisa realizada. Artigos de estudantes de graduaçao devem ser submetidos pelo professor orientador.
  • Todos os autores estão cientes e de acordo com a submissão do artigo para a Revista Integrar.
  • Todos os autores estão cadastrados corretamente, com nome, filiação e endereço para correspondência. Uma vez publicado o artigo, não será possível cadastrar autores adicionais.

Diretrizes para Autores

 Diretrizes para os autores

Taxa de Processamento de Artigos (APCs)

A Revista Integrar é um periódico científico de acesso aberto que não cobra taxas para leitores ou autores. Seus custos são financiados pelo Instituto Integrado e, assim, não aplica taxas de processamento de artigos (APCs), possuindo processos de submissão e publicação gratuitos.

Modalidades de Artigos

Artigo Original

O artigo original deve ser resultante da observação e da experimentação de determinado problema em um período de tempo específico, com dados coletados inéditos. Pode ser resultado de uma pesquisa realizada em laboratório, de uma avaliação por meio de questionários ou acompanhamento de pacientes, entre outras.

O artigo original deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Metodologia; Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE ARTIGO ORIGINAL - (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Artigo de Revisão

O artigo de revisão é aquele que reúne as informações já publicadas em artigos originais ou patentes. Uma revisão pode ser sistemática, onde se faz uma busca de artigos originais seguindo uma metodologia rigorosa a fim de encontrar todos os artigos já publicados no tema e responder uma pergunta específica de pesquisa. Algumas revisões sistemáticas podem ser finalizadas com metanálise, que é uma análise estatística dos estudos encontrados, podendo predizer qual a melhor estratégia terapêutica, por exemplo, de acordo com os trabalhos analisados. Já as revisões narrativas são aquelas em que o pesquisador reúne informações de diversos artigos originais de determinado tema, mas que não segue uma estratégia de busca específica desses artigos.

O Artigo de Revisão deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Metodologia; Revisão de Literatura; Considerações Finais; Referências. Recomenda-se no mínimo 30 (trinta) referências para o artigo de revisão.

MODELO DE ARTIGO DE REVISÃO - (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Relato Técnico

O relato técnico é o produto final de um trabalho (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreve uma experiência dos pesquisadores nas organizações, que além de refletir o pensamento do autor, deve ser escrito com base no rigor científico e metodológico (BIANCOLINO et al., 2012).

O relato técnico deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Contexto do Projeto (situação-problema); Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE RELATO TÉCNICO - (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

 

Normas gerais para elaboração do artigo

Idioma: Serão aceitos artigos escritos em português ou inglês.

Formato do arquivo: O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

Formatação:  Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm); orientação do papel: retrato; fonte: Arial, tamanho 12; Espaçamento: simples com espaçamento de 6 pontos depois,  sendo o texto disposto em uma coluna; alinhamento: justificado; margens: Superior: 3 cm; inferior: 2,5 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2,5 cm.

Apresentação: Deve abranger os seguintes tópicos:

Título (em inglês e português) curto e informativo sem abreviações, escrito com inicial maiúscula, demais letras minúsculas e fonte negritada.

Nomes completos de todos os autores seguidos de números sobrescritos identificando as instituições.

Nome, endereço completo para correspondência e e-mail do autor para o qual a correspondência deve ser enviada. Esses dados devem ser precedidos do termo: Endereço para correspondência.

Figuras, tabelas e quadros:

Figuras: devem estar centralizadas e inseridas o mais próximo possível do texto no qual foram mencionadas. O título deve estar localizado abaixo das figuras, centralizado, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismo arábico) seguido de um traço. A fonte deve estar em tamanho 10, com espaçamento simples e espaçamento de 6 pontos depois. As figuras devem ter boa resolução. 

Tabelas: devem ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionadas. O título deve estar acima da tabela, centralizado, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos) seguido de um traço, com fonte em tamanho 10, com espaçamento simples e espaçamento de 6 pontos depois. As linhas do título devem estar diferenciadas das linhas restantes, sendo recomendado utilizar texto com fonte em tamanho 10, negrito, com cor de fundo cinza 15%. Para as demais linhas, utilizar texto com fonte em tamanho 10, com cor de fundo branco. As tabelas devem ser compreensíveis e autoexplicativas. As abreviações devem ser definidas nas legendas.

Agradecimentos: devem ser breves e relacionados a assistência técnica, opiniões, bem como ao apoio financeiro para a pesquisa e bolsas de estudo.

Citações das referências: As referências bibliográficas devem ser digitadas em ordem numérica. Numere as referências na ordem em que elas são citadas no texto pela primeira vez, usando algarismos arábicos entre parênteses. Duas ou mais referências devem ser separadas por vírgula sem espaço (1,5,7), três ou mais referências consecutivas devem ser separadas por um hífen (4-9) e duas ou mais referências consecutivas devem ser separadas por ponto e vírgula sem espaço (4-9; 13-16).

Referências: As referências bibliográficas devem ser digitadas em ordem numérica após a seção de agradecimentos. Numere as referências na ordem em que elas são citadas no texto pela primeira vez, usando algarismos arábicos entre parênteses. Duas ou mais referências devem ser separadas por vírgula sem espaço (1,5,7), três ou mais referências consecutivas devem ser separadas por um hífen (4-9) e duas ou mais referências consecutivas devem ser separadas por ponto e vírgula sem espaço (4-9;13-16). As referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023.

Exemplos:

-Artigo de Periódico: 

ABESSA, D.M.S.; SOUSA, E.C.P.M.; TOMMASI, L.R. Utilização de testes de toxicidade na avaliação da qualidade de sedimentos marinhos. Revista de Geologia, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 253-261, jul./dez. 2006.

 -Livro:

TAVARES, M. C. G. C. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.  Exemplo: 

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

-Capítulo de livro com autoria própria: MOREIRA, A. A profissionalização da enfermagem. In:  OGUISSO, T. (Org.). Trajetória histórica e legal da enfermagem. São Paulo: Manole, 2005. p. 98-119.

-Trabalho apresentado em evento:

SIMÕES, G. S.; SILVA, J.; TOLEDO, A. S. Micobactérias não tuberculosas isoladas de pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 17., Santos. Anais... Santos: EDITORA, 1993. p.41.

-Teses e Dissertações:

SILVA, M.A.B. Sistema de Classificação Fuzzy para áreas contaminadas. 2005. 221f. Tese (Doutorado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

-Documento em meio eletrônico:

 SLATER, P. J. B.; JOANES, A. E. Timing of songs and distance call learning in zebra finches. Disponível em: <http://journals.ohaiolink.edu/etext/>. Acesso em: 22 jul. 2004.

-Artigo ou livro ainda não publicado:

Ao citar um artigo ou livro aceito para publicação mas ainda não publicado, inclua todos os dados necessários e ao final da referência escreva entre parênteses, o termo: no prelo.

-Comunicações informais (Informação verbal):

Mencionar em nota os dados disponíveis e indicar entre parênteses a expressão: informação verbal.

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