OS SONS DA NATUREZA MOTIVANDO O ENSINO DA BIOLOGIA EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS

Autores

  • Rosa Suzana Batista Farias UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
  • Augusto Fachín Terán

Palavras-chave:

sons, espaços não-formais, ensino-aprendizagem, biologia.

Resumo

O artigo discorre sobre a motivação para o ensino-aprendizagem de Biologia em ambientes não-formais por meio dos sons produzidos na natureza. O ensino de biologia valoriza o conhecimento adquirido pelos alunos, nos fatos do cotidiano e no saber sistematizado, já que estes buscam sempre uma melhor qualidade de vida no planeta, por meio de novos valores e atitudes. Os espaços não-formais envolvem ambientes livres, como: praças, parques, bosques onde se possam desenvolver aulas práticas. Nesses ambientes, além do prazer, os alunos absorvem um aprendizado mediante a curiosidade despertada para determinados temas. Os sons ecológicos podem auxiliar no combate ao stress dos alunos aumentando sua capacidade de concentração; no tratamento do zumbido e auxiliar no tratamento da insônia; podem também se transformar em música que pode fazer parte da vida escolar dos alunos. O objetivo do artigo é utilizar os espaços não-formais para o ensino-aprendizagem de Biologia motivando os alunos por meio dos sons perceptíveis na natureza. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza bibliográfica descritiva de livros e artigos de revistas impressas e eletrônicas sobre o tema. Conclui-se que a utilização dos sons ecológicos pode ser bem aproveitada no ensino-aprendizagem de Biologia de forma que o desenvolvimento dos alunos seja alcançando.   

Biografia do Autor

Rosa Suzana Batista Farias, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Especialista em Gestão Escolar e Mestranda do Programa de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA . Professora concursada da Seduc-Am; Coordenadora da Editora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.  

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Batista Farias, R. S., & Terán, A. F. (2011). OS SONS DA NATUREZA MOTIVANDO O ENSINO DA BIOLOGIA EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 6(3). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/892

Edição

Seção

Artigos breves/Short Communications