OCORRÊNCIA DA TILÁPIA DO NILO OREOCHROMIS NILOTICUS LINNAEUS, 1758 NA MICROBACIA DO RIO MATO GROSSO, SAQUAREMA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jean Carlos Miranda Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantar
  • Cláudio Eduardo de Azevedo-Silva Universidade Federal d Rio de Janeiro
  • Rosana Mazzoni Universidade do Estdo do Ri ode Janeiro

Palavras-chave:

Tilápia do Nilo, riachos, mata Atlântica, espécies exóticas.

Resumo

É registrada a ocorrência de Oreochromis niloticus na microbacia do Rio Mato Grosso, Saquarema, Estado do Rio de Janeiro.

 

OCCURRENCE OF NILE TILAPIA OREOCHROMIS NILOTICUS LINNAEUS, 1758 AT MICROBASIN OF MATO GROSSO RIVER, SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO.

ABSTRACT

The occurrence of Nile tilapia Oreochromis niloticus is recorded in the Mato Grosso microbasin, Saquarema, State of Rio de Janeiro.

 

Biografia do Autor

Jean Carlos Miranda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantar

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestrado e Doutorado em Biologia (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) . Tem experiência na área de Ecologia , com ênfase em Ecologia Aplicada. Atuando principalmente na área de ecologia de peixes.

Cláudio Eduardo de Azevedo-Silva, Universidade Federal d Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente realiza doutorado no Instituto de Biofísica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em ecotoxicologia.

Rosana Mazzoni, Universidade do Estdo do Ri ode Janeiro

Possui mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade do CNPq, Procientista da UERJ.Desenvolve projeto de pesquisa sobre ecologia de peixes de riacho, com especial ênfase nos riachos da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, abordando questões de longo termo sobre estabilidade de comunidades, padrões de movimento e área de vida e outros aspectos da história de vida de peixes de riachos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Miranda, J. C., Azevedo-Silva, C. E. de, & Mazzoni, R. (2010). OCORRÊNCIA DA TILÁPIA DO NILO OREOCHROMIS NILOTICUS LINNAEUS, 1758 NA MICROBACIA DO RIO MATO GROSSO, SAQUAREMA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 5(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/622

Edição

Seção

Artigos breves/Short Communications