DENTAL AVULSION: ASSESSMENT OF DENTISTRY STUDENTS´ KNOWLEDGE IN SOUTHERN BRAZIL

Autores

  • Saulo Ancelmo de Souza Júnior Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Nair Narumi Orita Pavan Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria Luisa Gomes Ferreira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Isabela Weber Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcos Sérgio Endo Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

dentistry students, knowledge, dental trauma, avulsion.

Resumo

This study aimed to investigate the level of knowledge of Dentistry students of State University of Maringá (UEM) about dental trauma and actions that must be adopted in emergency treatment of avulsed teeth. It is a cross-sectional quantitative study, with the participation of 87 first, third and fourth-year students of Dentistry course. Data, collected by a structured questionnaire, were statistically analyzed using Fisher's exact test. Results showed that the majority of interviewed students (69.3%) had some knowledge on dental trauma. Regarding the knowledge on the management of patients with avulsed teeth, results showed that students presented an increase in knowledge with the progress of the course. However, it was observed that some concepts remain flawed, even among more advanced level students. Therefore, results observed in this study suggest the need for adoption of new extracurricular training strategies or even a curricular adequacy in Dentistry courses, aiming to promote educational programs that lead to a better prognosis for treatment of dental avulsion cases

AVULSÃO DENTÁRIA: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DO SUL DO BRASIL

Esse estudo teve como objetivo investigar o nível de conhecimento de estudantes de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre traumatismo dentário e condutas que devem ser adotadas no tratamento emergencial de dentes avulsionados. Trata-se de um estudo transversal quantitativo, com participação de 87 alunos matriculados nos primeiro, terceiro e quarto anos do curso de Odontologia, utilizando um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente por meio do Teste Exato de Fisher. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes entrevistados (69,3%) possuía algum conhecimento sobre traumatismo dentário. Com relação ao manejo de pacientes com dentes avulsionados, os resultados demonstraram que os estudantes apresentaram aumento no nível de conhecimento com o avanço do curso, entretanto, observou-se que alguns conceitos permanecem falhos, mesmo entre os estudantes de níveis mais avançados. Portanto, os resultados observados neste estudo sugerem a necessidade da adoção de novas estratégias de formação extracurricular ou de adequação curricular nos cursos de Odontologia, visando promover programas educacionais que levem a um melhor prognóstico dos tratamentos de casos de avulsão dentária.

Biografia do Autor

Saulo Ancelmo de Souza Júnior, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Odontologia (DOD), Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná, Brasil

Nair Narumi Orita Pavan, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Odontologia (DOD), Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná, Brasil

Maria Luisa Gomes Ferreira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Odontologia (DOD), Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná, Brasil.

Isabela Weber, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Odontologia (DOD), Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná, Brasil.

Marcos Sérgio Endo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Odontologia (DOD), Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

de Souza Júnior, S. A., Pavan, N. N. O., Ferreira, M. L. G., Weber, I., & Endo, M. S. (2020). DENTAL AVULSION: ASSESSMENT OF DENTISTRY STUDENTS´ KNOWLEDGE IN SOUTHERN BRAZIL. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 15(2), 26–34. Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/3158

Edição

Seção

Artigo original