LISTA COMENTADA DA ANUROFAUNA DE TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Igor de Paiva Affonso UEM
  • Rosilene Luciana Delariva Unioeste - Cascavel

Palavras-chave:

inventário, anura, sul do Brasil, áreas antropizadas.

Resumo

 

Apresentamos uma lista comentada da anurofauna de três municípios do Noroeste do Estado do Paraná. As amostragens foram realizadas nos municípios de Marialva, Itambé e Londrina, com objetivo de inventariar os anuros dessas regiões para fins de estudos rápidos de avaliação de impacto ambiental. As coletas ocorreram em período noturno, com início ao por do sol e término à meia noite, por meio do método de busca ativa e resultaram no registro de 15 espécies de anfíbios. Todas as espécies relatadas nesse estudo têm ocorrência registrada para o estado do Paraná e são consideradas generalistas. Apenas a exótica Lithobates catesbeianus não foi observada em atividade de reprodução.

 

ABSTRACT

Here is an annotated list of frogs in three municipalities in Northwest  Paraná. Samples were collected at Marialva, Itambé and Londrina, in order to study  anuran of these regions pointing to quick studies of environmental impact assessment. Sampling occurred in the evening,   from sunset to midnight, through active search method and resulted in the registry of 15 species of amphibians. All species reported in this study already have been recorded in the  state of Paraná and are considered generalists. Just the exotic Lithobates catesbeianus was not observed in reproductive activity.

 

 

Biografia do Autor

Igor de Paiva Affonso, UEM

Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com destaque para herpetologia. Trabalhou em um em um observatório subaquático localizado em Milford Sound, na Nova Zelândia, onde atuou como biólogo no papel de educador ambiental e mergulhador. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Ecologia da Universidade Estadual de Maringá, onde utiliza anfíbios como ferramentas para responder a perguntas ecológicas.Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com destaque para herpetologia. Trabalhou em um em um observatório subaquático localizado em Milford Sound, na Nova Zelândia, onde atuou como biólogo no papel de educador ambiental e mergulhador. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Ecologia da Universidade Estadual de Maringá, onde utiliza anfíbios como ferramentas para responder a perguntas ecológicas.

Rosilene Luciana Delariva, Unioeste - Cascavel

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Ecologia, de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação de peixes, ecologia de peixes de riachos, zoologia, biologia geral.

Downloads

Publicado

2012-08-10

Como Citar

Affonso, I. de P., & Delariva, R. L. (2012). LISTA COMENTADA DA ANUROFAUNA DE TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 7(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/1154

Edição

Seção

Artigos breves/Short Communications