RELAÇÕES SOCIAS – UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Jurema Pereira
  • Rúbia de Cássia Cavali Faculdade Pe. João Bagoziz/PR

Palavras-chave:

Professor/aluno, Teoria do Vínculo, Ensino/Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em entender as representações sociais que os alunos surdos incluídos no ensino regular têm acerca da relação professor/aluno, bem como da relação aluno/aluno. A teoria do vínculo de Pichon-Riviére nos mostra que esta relação afeta o comportamento e a aprendizagem de alunos no seu processo normal de desenvolvimento, mas, que também não difere de alunos com deficiências que estão inclusas no ensino regular. Pretendeu-se entender as condições em que estes alunos foram inclusos, bem como pesquisar os recursos de ensino-aprendizagem baseados no referido vínculo, para dar suporte de atuação aos professores do ensino regular que recebem estes alunos. A pesquisa qualitativa balizou os entendimentos sobre as condições atuais de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, suas características e necessidades para aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de entrevistas e questionários com alunos surdos inclusos para identificar as representações que fazem acerca das relações estabelecidas no ambiente escolar, e a pesquisa bibliográfica embasou a compreensão da eficácia do vínculo como contribuição no desenvolvimento da integração do aluno surdo no processo educacional. Conclui-se que a comunicação é ferramenta essencial para estabelecer vínculos positivos ou negativos e é a partir do vínculo que se forma a identidade do sujeito, numa inter-relação social (que favorece ou não) a aprendizagem do meio e pelo meio. Na escola estas inter-relações são fundamentais para mais do que uma inclusão, uma integração global do aluno Surdo.

Biografia do Autor

Jurema Pereira

Graduação: graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1990). Pós-Graduação: Especialização em Psicopedagogia (1996) Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e Psicomotricidade Relacional (2004) pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP. E-mail: jurecap@hotmail.com. Instituição de Origem: Psicopedagoga Autônoma. Atividade Profissional atual: Atua na área de psicomotricidade relacional e de Psicopedagogia em eventos de significação como por exemplo: *Coordenação do encontro Psicomotricidade relacional - Construindo Novos Caminhos de Desenvolvimento Humano na Educação- *Ministrante de oficinas de Psicomotricidade Relacional no curso de Formação Auxiliar Adm. Aprendiz - Programa Adolescente Aprendiz - C.Mourão - PR. *Ministrante Oficina Problemas de Aprendizagem - Fecilcam - Semana de Pedagogia. Ministrante Oficina de Problemas de Aprendizagem- Prefeitura - Ministrante Oficina de Psicomotricidade Relacional na Semana Pedagógica – CIES.

Rúbia de Cássia Cavali, Faculdade Pe. João Bagoziz/PR

Graduação: Graduada em Pedagogogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998). Pós-Graduação: Especialista em Alfabetização e Linguística pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2002); Especialista em Educação Especial pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2009). Mestre em Fundamentos de Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003). E-mail: rubia.ccavali@gmail.com. Instituição de Origem: Faculdade Pe. João Bagozzi - Curitiba – PR. Atividade Profissional atual: atualmente, - Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Pe. João Bagoziz. Foi Coordenadora de apoio pedagógico às escolas conveniadas que utilizam material didático da Organização Educacional Expoente - Foi coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Integrado de Campo Mourão de 2005 a 2010; - Foi coordenadora da Auto-avaliação Institucional da Faculdade Integrado de Campo Mourão - Gestão 2005/2006 - 2006/2007 - 2007/2008 e 2008/2009; - Foi coordenadora da implantação do Curso de Inglês Online na Faculdade Integrado de Campo Mourão; - Professora do programa de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão, nos módulos de Metodologia do Ensino Superior e História, Formação e Atuação do Pedagogo Escolar. Professora do programa de Pós-graduação da Faculdade Pe. João Bagozzi nos módulos de Aspectos Históricos, políticos e Legais da Educação Especial; Didática, Currículo e Avaliação na Educação Especial, Didática Currículo e Avaliação na Alfabetização, Tecnologias Educacionais na Alfabetização, Didática do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Pereira, J., & Cavali, R. de C. (2013). RELAÇÕES SOCIAS – UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR. Perspectivas Contemporâneas, 8(1). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/544

Edição

Seção

Educação no século XXI