PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FORMA DE DOMINAÇÃO

Autores

  • Paulo Paganini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Luís Miguel Luzio dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Mario Nei Pacagnan UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, racionalidade instrumental, racionalidade substantiva.

Resumo

Este artigo apresenta um debate teórico que teve como objetivo central discutir o Planejamento Estratégico como uma forma de dominação emergida a partir de sua racionalidade instrumental. Para tal discussão, foi utilizada a forma de ensaio, com o método dedutivo, de cunho qualitativo, tomando por base a pesquisa bibliográfica. Assim, o texto apresenta primeiro a origem e alguns conceitos de ‘razão’ e uma síntese da racionalidade instrumental mostrando seu caráter dominador frente às abordagens utilizadas atualmente na sociedade contemporânea. Posteriormente, é abordado o planejamento estratégico e as características dessa escola, mostrando que de fato possui elementos constitutivos da racionalidade instrumental que propiciam a dominação dos indivíduos componentes das organizações. Por fim, há a busca do conceito de racionalidade substantiva, apresentando suas ideias de liberdade e apontando o desafio de a escola do planejamento estratégico abordar esse tipo de racionalidade em busca da emancipação do sujeito, concluindo com o apontamento da necessidade de redirecionamento da escola do planejamento estratégico para a racionalidade substantiva.

Biografia do Autor

Paulo Paganini, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado pela Universidade Estadual de Londrina, concluído em 2011. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Projetos, Administração Estratégica e Mercadologia

Luís Miguel Luzio dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

 

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto do departamento de administração da Universidade Estadual de Londrina. Atua prioritariamente nas áreas de Socioeconomia, Democracia Econômica, Associativismo, Políticas Públicas e Solidariedade.

 

Mario Nei Pacagnan, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

 

Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutor em Administração pela FEA-USP. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Finanças, Administração Rural e Marketing Graduado em Administração pela UEL.Cursos na Tsinghua University School of Economics And Management de Beinjing e na Shanghai University Of Finance Ad Economics. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, estratégia, marketing, construção civil e sustentabilidade.

 

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

Paganini, P., Luzio dos Santos, L. M., & Pacagnan, M. N. (2014). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FORMA DE DOMINAÇÃO. Perspectivas Contemporâneas, 8(2). Recuperado de https://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1443

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original